Outubro Rosa: Unidades de saúde encerram campanha
Publicada em 30/10/2014 às 17:54Apesar do assunto sério e difícil, o depoimento bem humorado e otimista da aposentada Rosires Barcellos, 64 anos, deu um tom descontraído à roda de conversa sobre câncer de mama promovida pela UBS Rui Barbosa, na tarde desta quinta-feira (30). A atividade encerrou a programação da unidade na campanha Outubro Rosa, de prevenção da doença.
“Desde o instante que recebi o diagnóstico, em nenhum momento pensei que ia morrer. Sempre tive certeza de que ia aguentar e me curar”, afirmou Rosi, como é carinhosamente chamada, para o grupo de 15 mulheres que participaram da atividade.
LEIA TAMBÉM
Saúde promove capacitação para enfermeiras
Rosi descobriu a doença há 7 anos. Ela contou que fez a mamografia e o exame detectou uma calcificação. “Ficamos acompanhando. Depois de dois meses, comecei a sentir um cansaço estranho. Fiz novos exames e descobri o tumor. É um baque, mas nunca desanimei. Levantava maquiada e com a peruca”, disse, referindo-se à etapa mais difícil do tratamento, a quimioterapia.
O relato de Rosi motivou as participantes do grupo a contarem os problemas de saúde e trocarem experiências. “O poder da palavra é muito grande. Quando fiz o tratamento tinha um grupo de terapia. No primeiro encontro, a psicóloga nos fez gritar ‘eu tenho câncer’. Foi um choque, ninguém falou na primeira vez, mas essa aceitação é fundamental para a cura.”
As atividades do Outubro Rosa na UBS Rui Barbosa foram coordenadas pelas enfermeiras Angelina Romano, Cristiane Franco e Rosana Verones. “A gente promoveu diversas atividades, enfeitamos a unidade de rosa, colocamos cartazes. E deu resultado porque a campanha chama a atenção. Conseguimos marcar mais de 70 mamografias neste mês”, destacou Angelina.
CorrupiraA quinta-feira (30) também teve uma movimentação diferente na UBS Corrupira. A unidade promoveu diversas atividades em alusão ao Outubro Rosa.
“A manhã inteira foi dedicada à campanha, com palestra, lian gong, café da manhã, corte de cabelo e zumba”, destacou a enfermeira Carolina de Azevedo, gerente da UBS. Cerca de 60 mulheres participaram das atividades.
Nesta sexta-feira (31), último dia da campanha, haverá atividade na UBS Guanabara.
Niza Souza
Foto: Fotógrafos PJ
Assista à reportagem da TVE Jundiaí
-
17/11/2024
Sem trégua: Jundiaí soma mais de 123 mil ações contra a dengue
-
05/11/2024
Estudo nacional aponta Jundiaí como a 3ª melhor cidade do país para se viver
-
29/05/2024
Mais de mil pessoas participam das atividades do Dia do Desafio no Bolão
-
29/05/2024
Lançamento da Loja Colmeia Ecosol marca o encerramento do mês da Luta Antimanicomial