‘Dia D’ da vacinação contra pólio é neste sábado (8)
Publicada em 07/11/2014 às 15:00A Secretaria de Saúde de Jundiaí realiza neste sábado (8) o “Dia D” da vacinação contra poliomielite. As 37 unidades da rede de saúde da cidade estarão abertas das 8h às 17h para atender a população. Além das UBSs, haverá um posto na Emeb Odila Richter, no Bom Jardim, das 8h30 às 11h.
Além da pólio, serão inclusas na campanha as vacinas contra sarampo e hepatite A, que entrou este ano no calendário de vacinação da rede pública.
LEIA TAMBÉM
Unidades de saúde se mobilizam para o Novembro Azul
Vacinação contra raiva animal continua até o domingo (16)
Todas as crianças com idade entre 6 meses e 4 anos e 11 meses devem tomar a vacina contra a pólio. A vacina contra sarampo é voltada para crianças entre 1 ano e 4 anos e 11 meses de idade. Já a vacina contra hepatite A é direcionada para crianças entre 12 e 23 meses de idade. A campanha de vacinação vai até 28 de novembro.
“A pólio está erradicada no Brasil desde 1989, mas temos de continuar trabalhando para proteger nossas crianças. O objetivo da campanha é cobrir falhas vacinais e também alcançar os faltosos”, destaca a enfermeira Solange Marquezini, da Vigilância Epidemiológica.
Já o sarampo, depois de alguns anos erradicado no Estado de São Paulo, voltou a preocupar. No ano passado, o Estado registrou sete casos da doença. Em Jundiaí, não foram registrados casos.
A Vigilância Epidemiológica pede aos pais que levem a carteira de vacinação da criança para que os profissionais possam avaliar e atualizar as coberturas, caso necessário.
De acordo com levantamento da Vigilância, o público-alvo da campanha da pólio é de 21.633 crianças e de sarampo, 18.949. A meta é atingir 95% desse público.
Hepatite A
Outra novidade na campanha deste ano é a inclusão da vacina contra hepatite A, que a partir de agora passa a ser oferecida no serviço público de saúde no Estado de São Paulo. A vacina está disponível na rede pública desde setembro, mas a ideia é intensificar a cobertura durante essa campanha.
A hepatite A é uma doença infecciosa que atinge o fígado. A principal forma de contágio é a fecal-oral, por contato com pessoas infectadas ou por meio de água e alimentos contaminados.
Niza Souza
Foto: Fotógrafos PJ
Acompanhe a reportagem da TVE Jundiaí
-
17/11/2024
Sem trégua: Jundiaí soma mais de 123 mil ações contra a dengue
-
05/11/2024
Estudo nacional aponta Jundiaí como a 3ª melhor cidade do país para se viver
-
29/05/2024
Mais de mil pessoas participam das atividades do Dia do Desafio no Bolão
-
29/05/2024
Lançamento da Loja Colmeia Ecosol marca o encerramento do mês da Luta Antimanicomial