Saúde participa da Jornada do Doador de Sangue
Publicada em 21/11/2014 às 17:38Profissionais da Vigilância Epidemiológica e do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), da Secretaria de Saúde, participam nesta segunda-feira (24) da 9ª Jornada do Doador de Sangue, realizada pela unidade de Jundiaí da Colsan (Associação Beneficente de Coleta de Sangue). O evento será na Câmara Municipal, às 19h.
O diretor de Vigilâncias em Saúde, José Trad Neto, vai falar sobre o papel da Vigilância Epidemiológica na doação de sangue e como é feito o controle dos exames com resultados alterados. Já a assistente social Grace do Prado Dan, da equipe do CTA, vai explicar sobre o trabalho do centro, local em que é oferecido o teste grátis de HIV.
De acordo com o gerente médico da unidade, João Augusto Fernandes Gonçalves, o objetivo do evento é homenagear os doadores de sangue da cidade e região. “Em Jundiaí, cerca de 60% a 70% dos doadores são recorrentes. Essa homenagem é um reconhecimento a essas pessoas”, destaca o médico.
João Augusto explica ainda que o alto número de doadores recorrentes ajuda a manter o índice de descarte sorológico baixo. Atualmente, a média na cidade é de 1%, enquanto a nacional é de 3,5%.
Além das profissionais da Secretaria de Saúde, a Jornada terá ainda palestra sobre hemácias duplas, com a enfermeira Maria de Fátima Nunes, coordenadora da Consultoria Linha Hemoterápica.
Niza Souza
Foto: Arquivo
-
17/11/2024
Sem trégua: Jundiaí soma mais de 123 mil ações contra a dengue
-
05/11/2024
Estudo nacional aponta Jundiaí como a 3ª melhor cidade do país para se viver
-
29/05/2024
Mais de mil pessoas participam das atividades do Dia do Desafio no Bolão
-
29/05/2024
Lançamento da Loja Colmeia Ecosol marca o encerramento do mês da Luta Antimanicomial