Prefeitura reabre visita às trilhas da Serra do Japi
Publicada em 02/12/2014 às 14:06As visitas nas trilhas educativas da Reserva Biológica Municipal (Rebio Serra do Japi) tiveram o agendamento reaberto pela Prefeitura de Jundiaí. As ações foram suspensas em outubro deste ano, por conta dos riscos criados pela maior estiagem da história no Estado de São Paulo. A decisão foi tomada depois de análise técnica da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, que considera aspectos como capacidade de suporte e condições físicas do meio.
“Também normalizamos a estrutura de apoio, uma vez que no período recente a Divisão Florestal da Guarda estava totalmente absorvida pelas emergências relacionadas com o combate a focos de incêndio potencializados pelo clima”, explica o diretor de Meio Ambiente da Prefeitura, Flávio Gramolelli Júnior.
Atualmente, a Rebio Serra do Japi conta com cinco alternativas de trilhas. A primeira é a Trilha da Biquinha, de nível de dificuldade baixo e com três quilômetros de percurso total. O tempo oscila em torno de uma hora.
Em nível de dificuldade média, entram o Circuito Base – Córrego do Morcego, com 11 quilômetros de percurso total, o Circuito Base – Mirante, com 6 quilômetros de percurso total, e o Circuito Base – Paraíso, com 9 quilômetros de percurso total. O tempo nesses três casos varia entre três a sete horas.
A outra alternativa, com nível de dificuldade alto, é o Circuito Base – Jabuticabeiras com 15 quilômetros de percurso total e oito horas de duração média.
O trabalho é atendido por monitores cadastrados na Prefeitura de Jundiaí, com formação aprofundada sobre características de geologia, zoologia, botânica e história da Serra do Japi.
José Arnaldo de Oliveira
Foto: Arquivo 
- 
				 23/10/2025 
				
					 Fundação Serra do Japi apoia pesquisa de avaliação da qualidade do solo em áreas verdes de Jundiaí Fundação Serra do Japi apoia pesquisa de avaliação da qualidade do solo em áreas verdes de Jundiaí
- 
				 17/10/2025 
				
					 Base Ecológica da Serra do Japi amplia colaborações com instituições de pesquisa internacionais em 2025 Base Ecológica da Serra do Japi amplia colaborações com instituições de pesquisa internacionais em 2025
- 
				 14/10/2025 
				
					 Prefeitura de Jundiaí amplia ações de educação ambiental com projeto de avistamento de aves Prefeitura de Jundiaí amplia ações de educação ambiental com projeto de avistamento de aves
- 
				 08/10/2025 
				
					 Pesquisa na Serra do Japi registra mais de 20 mil borboletas e revela riqueza da biodiversidade Pesquisa na Serra do Japi registra mais de 20 mil borboletas e revela riqueza da biodiversidade
