Dengue: Prefeitura pede que população redobre atenção
Publicada em 30/01/2015 às 18:10Com a chuva e as altas temperaturas, a população deve redobrar a atenção no combate à dengue. O calor e a umidade são condições ideais para a proliferação do Aedes aegypti, o mosquito da dengue.
A Prefeitura de Jundiaí, por meio do Centro de Vigilância e Controle de Zoonoses, da Secretaria de Saúde, mantém um programa de controle e prevenção permanente. Nesta época do ano as ações são intensificadas, principalmente os trabalhos de investigação epidemiológica e busca ativa de criadouros e de sintomáticos (moradores com sintomas da doença). Mas a população também tem papel importante na prevenção, eliminando os possíveis criadouros em casa.
Este ano, até quinta-feira (29) foram registrados 13 casos da doença, sendo 10 importados (moradores de Jundiaí infectados em outras cidades) e três autóctones (contaminados na cidade). Os três casos foram identificados esta semana e todos são moradores de um mesmo bairro, a Vila Bela. Por isso, nos últimos dias as equipes da zoonoses concentraram esforços no bairro e no entorno.
Nas visitas, os agentes de zoonoses encontraram diversos criadouros com larvas do mosquito em quintais e jardins das casas. “Não podemos descuidar. É preciso redobrar a atenção”, alerta o gerente do Centro de Zoonoses, Carlos Ozahata. “Este fim de semana vamos continuar trabalhando nos bairros vizinhos ao Bela Vista para eliminar os focos e orientar os moradores.”
A coordenadora do Programa Municipal de Controle do Vetor Transmissor da Dengue, Ana Lúcia Castro, destaca também que os moradores com sintomas (febre, dor de cabeça e dor no corpo) não devem se automedicar. “A orientação é que procurem uma unidade de saúde ou um pronto-atendimento.”
O Centro de Zoonoses fica na rua Prudente de Moraes, 744, no Centro. Telefone 4521-0660.
Algumas dicas para eliminar criadouros:
– Guarde pneus em locais secos e cobertos
– Mantenha o lixo tampado
– Guarde garrafas vazias de boca para baixo
– Tampe as caixas d’água
– Armazene adequadamente os materiais recicláveis
– Tampe os ralos
– Limpe os terrenos
– Evite usar pratos nos vasos de planta, ou fure-os
Principais sintomas da dengue:
– Febre alta
– Dor de cabeça
– Dor no fundo dos olhos
– Falta de apetite
– Dores nas articulações
– Fraqueza
– Manchas pelo corpo
Niza Souza
Fotos: Arquivo
Assista à reportagem da TVE Jundiaí
http://youtu.be/eFC1hh65cn0
-
17/11/2024
Sem trégua: Jundiaí soma mais de 123 mil ações contra a dengue
-
11/11/2024
Dengue e Covid-19: vacinas estão disponíveis nas UBSs e Clínicas da Família
-
05/11/2024
Estudo nacional aponta Jundiaí como a 3ª melhor cidade do país para se viver
-
30/10/2024
Concurso Brinc@r.com para estudantes da rede municipal segue com inscrições abertas
Baixe as fotos desta notícia na resolução original