Vacinação Contra a Gripe termina nesta quarta (3)
Publicada em 02/06/2015 às 15:40Mesmo após a prorrogação da Campanha de Vacinação Contra Gripe, a cobertura dos públicos-alvos ainda não atingiu a meta de 80%, preconizada pelo Ministério da Saúde, principalmente nos grupos de gestantes e crianças até 5 anos incompletos, que não chegam a 60%. Por isso, a Secretaria de Saúde reforça a importância da vacina.
A campanha termina nesta quarta-feira (3), mas o período deve ser prorrogado novamente. “A situação é a mesma em todo o Estado de São Paulo e no Brasil. Estamos aguardando orientações da Secretaria de Saúde do Estado e do Ministério”, informa a enfermeira Maria do Carmo Possidente, da Vigilância Epidemiológica.
LEIA TAMBÉM
Trabalho escolar sobre Cerest é destaque no Senac
Conferência discute segurança alimentar de Jundiaí
Caminhada e atividades encerram Mês da Luta Antimanicomial
Segundo Maria do Carmo, as unidades de saúde nos bairros estão fazendo levantamento da situação em cada região e convocando os pacientes que fazem parte do público-alvo para tomar a vacina.
Os grupos prioritários, alvo da campanha, continuam os mesmos: idosos, gestantes, crianças até 5 anos incompletos, puérperas e pessoas com doenças crônicas (diabetes, hipertensão e outras) e profissionais da área da saúde. As pessoas com doenças crônicas devem apresentar a prescrição médica. A vacina está disponível em todas as unidades de saúde da rede municipal, no horário de atendimento.
A cobertura na cidade até 28 de maio atingiu 66% do público total, mas os grupos de gestantes e crianças estão com índice abaixo de 60%. Entre os idosos, foram aplicadas 35.326 doses, ou 70% do público-alvo, que é de 50.329 pessoas. Já entre as puérperas a cobertura atingiu 100% do público-alvo.
As gestantes são o grupo com menor cobertura, com apenas 50% (2.059) da população estimada em 4.102 mulheres. Entre as crianças até 5 anos incompletos a cobertura atingiu 58,5%, com 12.581 doses aplicadas.
“O objetivo da vacinação é prevenir as complicações que podem ocorrer numa infecção por influenza, como a pneumonia. Essas complicações costumam ocorrer com mais frequência em crianças, idosos, gestantes, puérperas e pessoas com doenças crônicas. Por isso, elas fazem parte dos grupos prioritários para a vacinação”, reforça Maria do Carmo, destacando a importância da vacinação.
O secretário de Saúde, Luís Carlos Casarin, também alerta para a importância da vacinação e chama a população para aderir à campanha. “Nossa meta é vacinar 80% do público-alvo. Com isso, podemos reduzir em 45% as internações e em até 75% os óbitos causados pelas complicações decorrentes da gripe. Daí a importância da mobilização”, diz.
Niza Souza
Foto: Fotógrafos PMJ
-
17/11/2024
Sem trégua: Jundiaí soma mais de 123 mil ações contra a dengue
-
05/11/2024
Estudo nacional aponta Jundiaí como a 3ª melhor cidade do país para se viver
-
24/10/2024
Nota oficial: ampliação de postos de vacinação contra a dengue
-
22/08/2024
Covid-19: vacinação para crianças deve ser agendada
Baixe as fotos desta notícia na resolução original