Estão abertas inscrições para curso da Rede de Cidadania e Saúde
Publicada em 17/07/2015 às 18:24A Secretaria de Saúde, em parceria com a Escola de Governo e Gestão, inicia em agosto o curso Rede de Cidadania e Saúde, inédito na cidade. Qualquer pessoa interessada em se atualizar sobre o tema pode participar. As inscrições para as primeiras dez turmas estão abertas. Ao todo, são 16 horas/aulas, divididas em quatro dias. O curso é gratuito. A meta é formar até o fim do ano cerca de 1 mil pessoas.
A proposta do curso, além de passar informações sobre diversos temas do Sistema Único de Saúde (SUS), é discutir os problemas e propostas com os profissionais da saúde e a sociedade. As inscrições podem ser feitas online. A primeira turma começa no dia 3 de agosto.
LEIA TAMBÉM
PA Central vai ter novo fluxo de atendimento
Saúde promove campanha contra hepatites virais em julho
O secretário de Saúde, Luís Carlos Casarin, destaca a importância da participação popular na discussão sobre o SUS em Jundiaí. “Sou um grande defensor do SUS e acredito no sistema. A proposta da atual gestão é construir o projeto de uma rede de saúde com gestão participativa”, frisou o secretário. “Estamos construindo um planejamento participativo, com foco na valorização e participação da comunidade. Isso não acontece sem a valorização da cidadania.”
Alinhado à essa proposta, o curso da Rede de Cidadania e Saúde é uma das estratégias para aproximar o poder público da população e dos trabalhadores. “Sem os conselheiros e sem a população não vamos conseguir construir essa política.”
Temas
O curso é dividido em quatro módulos. O primeiro tema é a participação e controle social do Sistema Único de Saúde. Serão abordados assuntos como o histórico, desenvolvimento, princípios e diretrizes, e os papéis e responsabilidades das três esferas de governo no SUS. Além da história, representação e atribuição dos conselhos de saúde.
No módulo dois, o tema será saúde e sociedade, com debate dos problemas de saúde da população negra, idosa, LGBT, mulheres, cigana e em situação de rua e as políticas públicas.
O módulo três vai abordar o tema gestão, com debate sobre o pacto pela saúde, redes de atenção à saúde, educação permanente e humanização nos serviços.
No último módulo, o tema será financiamento. Os participantes vão debater sobre planejamento em saúde, acompanhamento do plano municipal de saúde, blocos de financiamento e Lei Complementar 141/2012.
Mais informações pelo telefone 4583-1177.
Niza Souza
Foto: Arquivo PMJ
-
17/11/2024
Sem trégua: Jundiaí soma mais de 123 mil ações contra a dengue
-
05/11/2024
Estudo nacional aponta Jundiaí como a 3ª melhor cidade do país para se viver
-
29/05/2024
Mais de mil pessoas participam das atividades do Dia do Desafio no Bolão
-
29/05/2024
Lançamento da Loja Colmeia Ecosol marca o encerramento do mês da Luta Antimanicomial
Baixe as fotos desta notícia na resolução original