Cerimônia e palestra marcam abertura do ‘Outubro Rosa’
Publicada em 04/10/2016 às 15:27Cerca de 160 pessoas participaram da solenidade de abertura da Campanha Outubro Rosa, na manhã desta terça-feira (4), no Hospital Universitário (HU). Além da cerimônia oficial com a participação de autoridades, o evento contou com a palestra do médico mastologista João Bosco Ramos Borges, presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia do Estado de São Paulo. A campanha é um parceria entre a Prefeitura, por meio do Ambulatório da Mulher, da Secretaria de Saúde, e do HU.
O médico abordou a situação do câncer de mama no Brasil e em outras partes do mundo. Segundo ele, a doença tem crescido em todo o mundo. “A diferença é que nos países mais evoluídos, a mortalidade tem diminuído e nos países menos desenvolvidos, como o Brasil, tem aumentado. Por essa razão, se faz cada vez mais necessário o diagnóstico precoce, quando as chances de se combater a doença são maiores”, alertou.
Segundo Bosco, em Jundiaí há um grande avanço em termos de diagnóstico precoce. “O que se preconiza pelo sistema de saúde da cidade é que a mamografia seja feita logo aos 40 anos e que seja repetida anualmente. Em outras partes do mundo, essa indicação é a partir dos 50 anos, e pode ser muito tarde”, destacou. Ele lembrou também que atualmente cerca de 50% dos pequenos municípios do Brasil não possuem acesso ao exame de mamografia. A melhor infraestrutura está no Estado de São Paulo, única região que no período de 1980 a 2010 teve queda no número de mortalidade decorrente do câncer de mama.
A indicação é que toda mulher, mesmo antes dos 40 anos, tenha o hábito de fazer o autoexame, que consiste em apalpar as mamas e notar se há caroços (nódulos), abaulamentos ou retrações na pele do bico do seio e secreções. O melhor período para realizar este procedimento é na semana seguinte ao término da menstruação. Qualquer anormalidade, o indicado é procurar um mastologista. No entanto, é importante dizer que 80% dos nódulos mamários são benignos e apenas uma pequena porcentagem está relacionada ao câncer.
“A melhor maneira de se evitar a doença é ter hábitos de vida saudáveis. Evitar o sobrepeso e o alcoolismo, praticar exercícios e ter uma alimentação com pouca gordura são algumas das atitudes que reduzem os riscos de desenvolver a doença”, afirmou o médico.
Durante o evento, cinco mulheres que vivenciam a doença estiveram presentes para falar de suas experiências, das dificuldades e como é possível superar o câncer de mama.
Programação continua
No domingo (23) será realizada a Corrida e Caminhada Outubro Rosa e Novembro Azul. A atividade inclui não só a conscientização da prevenção do câncer de mama, mas também do câncer de próstata, cujo mês oficial é novembro. A organização é da New Time Sports, a largada será às 7h30, na avenida União dos Ferroviários, 1.760. Inscrições para participar devem ser feitas pela internet.
Assessoria de Imprensa do HU
Fotos: Divulgação
-
17/11/2024
Sem trégua: Jundiaí soma mais de 123 mil ações contra a dengue
-
05/11/2024
Estudo nacional aponta Jundiaí como a 3ª melhor cidade do país para se viver
-
29/05/2024
Mais de mil pessoas participam das atividades do Dia do Desafio no Bolão
-
29/05/2024
Lançamento da Loja Colmeia Ecosol marca o encerramento do mês da Luta Antimanicomial
Baixe as fotos desta notícia na resolução original