Prefeitura fortalece vínculo com moradores da ‘Vila Dignidade’
Publicada em 10/08/2017 às 15:25Os 18 moradores da Vila Dignidade assopraram as velas em comemoração pelo terceiro aniversário do espaço onde moram. Com a proposta de abrigar idosos em situação de risco ou de vulnerabilidade social, permitindo sua autonomia e independência, a Vila possui 16 casas, além de espaço de convivência e áreas de refrigério.
LEIA TAMBÉM
Lei de proteção ao aleitamento materno é tema de capacitação
Entre os moradores, as amigas Sandra Jacinto, há dois anos na vila, e Suzana de Souza, há um, aproveitaram o momento de confraternização. “Somos vizinhas e convivemos muito. Trocamos receitas culinárias e uma ajuda a outra, por exemplo, com serviços de costura. Ficamos muito felizes com a iniciativa da Prefeitura, através da UGADS, em tomar a frente de realizar esta festa que já estava na nossa ideia. É a primeira festa que a Prefeitura realiza para nós”, respondem em uníssono.
A gestora da UGADS, Nádia Taffarello Soares, falou sobre a importância do acompanhamento dos serviços. “Os gestores das Unidades devem estar próximos aos usuários dos serviços oferecidos pela Prefeitura, em consonância com a proposta de governo do prefeito Luiz Fernando Machado. Isso explica a minha alegria em compartilhar este momento com eles.”
Funcionamento
A Vila Dignidade, que fica na região do Jardim Tamoio, foi trazida a Jundiaí por meio da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) do governo estadual e o referenciamento é feito pela Unidade de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS), com encaminhamento de moradores feito via Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas), após triagem de assistentes sociais e psicólogos.
O encaminhamento é feito a idosos com vínculos familiares fragilizados e rompidos, sem rede de apoio, mas que consigam se manter autonomamente, sem a necessidade de cuidadores. Os moradores não arcam com despesas de aluguel ou condomínio, possuem parceria com a DAE para o abastecimento de água, pagam tarifa reduzida de eletricidade pelo Cadastro Único e devem arcar com as despesas do gás consumido.
No espaço, os idosos residem sozinhos ou com os cônjuges em casas térreas, de sala e cozinha conjugadas, quarto, banheiro, lavanderia e área externa. Na Vila os moradores são atendidos por um funcionário operacional, responsável pela manutenção do espaço, e por uma técnica de enfermagem, que faz o contato dos moradores com a rede de atendimento de saúde.
O idoso pode se manter na Vila por tempo indeterminado, enquanto tiver autonomia e boas condições físicas e mentais. Nos casos de agravamento de condições de saúde, é feito o direcionamento às instituições de longa permanência com as quais a Prefeitura possui convênio, como o Lar Nossa Senhora das Graças, Shangrilá e Cidade Vicentina.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
-
22/11/2024
Abertura do 3º Mês do SUAS foca na importância da inclusão produtiva para combate à pobreza
-
19/11/2024
Jundiaí participa de encontro sobre avanços e perspectivas com integrantes da Rede Urban95
-
18/11/2024
“Mês do SUAS” vai fortalecer políticas socioassistenciais
-
14/11/2024
Conselho de Assistência Social abre inscrições para novos integrantes
Baixe as fotos desta notícia na resolução original