Cultura nos Parques apresenta prévia do que será o Encontro de Corais
Publicada em 05/11/2017 às 13:43Incentivar e aprimorar a participação de crianças, jovens e adultos na prática do canto coral: é com esta proposta que a Unidade de Gestão de Cultura (UGC) realizou na manhã deste domingo (5), no Parque da Cidade, a abertura do XXVIII Encontro de Corais de Jundiaí, com a presença do titular da pasta, Marcelo Peroni que ressaltou a importância da proposta, uma prévia do que vai acontecer na próxima sexta-feira (10), a partir das 20h, quando o Teatro Polytheama abre oficialmente esta edição do Encontro.
“Estamos ampliando as possibilidades, promovendo apresentações além das salas de espetáculos como forma de atrair o público para espaços diferenciados, como o Parque da Cidade que hoje recebe dois corais de maneira bem descontraída. O intuito é mostrar o que está sendo realizado, o que existe em Jundiaí, despertando o interesse e novos talentos.
LEIA TAMBÉM
Peça infantil abre programação do Mês da Consciência Negra
Os eventos incentivados por Lei também ganham espaço, fundamentais para a formação e a integração do público presente, oferecendo a escolha bem variada para o lazer e a cultura. O mês de novembro está bem recheado de opções, inclusive abordando a importância da igualdade racial, uma vez que no dia 20 de novembro celebra-se a Consciência Negra. A ideia é que a cultura seja disseminada em todas as suas possibilidades”, destacou Marcelo Peroni.
Sob a regência da maestrina Vasti Atique, duas apresentações marcaram o encontro, promovendo a perfeita sintonia entre os coralistas e as variadas faixas etárias dos participantes: o Coral Municipal de Jundiaí e os Canarinhos da Terra, que interpretaram juntos “Sementes do Amanhã”, de Gonzaguinha; além de outras composições apresentadas pelos grupos, muitas consagradas pelo público que arriscou soltar a voz, conferindo brilhantismo ao evento.
A produtora de conteúdo, Juliana Cristina da Silva Gaspari, e o médico Victor França Neves Romão, aprovaram a iniciativa de se realizar apresentações no Parque da Cidade. “Aqui a frequência de pessoas é muito grande, porém acreditamos que muitas delas ainda não presenciaram ou conhecem o trabalho de um coral. A ideia populariza, torna mais acessível, desperta o interesse. Nós aprovamos.”
Teatro portátil promoveu momentos de reflexão
A Companhia Pia Fraus levou ao Parque da Cidade a peça “Bichos Vermelhos” – baseada no livro da autora Lina Rosa, apresentando a lista de espécies ameaçadas de extinção (perto de entrar nela) da União internacional para a Conservação da Natureza. O espetáculo integra o Programa de Ação cultural (ProAC – ICMS) e defende a democratização do acesso à cultura por meio do lúdico e o criativo.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
-
21/11/2024
Circuito Natal Luz de 2024 começa dia 2 de dezembro
-
21/11/2024
Duas ações culturais gratuitas acontecem neste sábado (23) na Biblioteca Nelson Foot
-
21/11/2024
Parceria entre Cultura e Sebrae capacita produtores culturais, artistas e empreendedores criativos
-
21/11/2024
Poesia, música e dança fazem parte do roteiro cultural de ‘Noite do Sarau’ na Nelson Foot
Baixe as fotos desta notícia na resolução original