Vacinação contra Sarampo e Pólio prossegue até o fim do mês
Publicada em 06/08/2018 às 19:27Começou neste sábado (04) e vai até o final de agosto a Campanha de Vacinação contra o Sarampo e a Poliomielite com oferta de doses em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), de segunda a sexta-feira, durante o horário de atendimento. O balanço final do primeiro dia de imunização contabiliza 1.640 doses de pólio e 1.612 doses de tríplice viral (contra sarampo, caxumba e rubéola).
Jundiaí, não registra casos de sarampo desde 1998 e, no Brasil, desde 1989 não há nenhum caso de pólio. Para manter o quadro favorável é importante que os pais levem os filhos para se imunizar. “A adesão no primeiro dia foi comprometida pela chuva e frio. Esperávamos 3,8 mil crianças, ou seja, 20% do público estimado na faixa etária entre 1 ano a 4 anos de idade. A vacinação prossegue até o dia 31 de agosto. Os pais devem comparecer com os filhos nas UBSs para manter a cobertura e proteger os filhos”, comenta Maria do Carmo Possidente, enfermeira da Vigilância Epidemiológica (VE). “
Melhor prevenir, que remediar
A campanha segue até o dia 31, de segunda a sexta-feira, durante o horário de funcionamento das UBSs, além de um Dia “D” já programado para 18 de agosto, sábado, quando todas as unidades (com exceção dos Postos de Saúde da Família da Vila Ana e Vila Esperança), funcionarão das 8h às 17h.
A vacina também é disponível para adultos até 58 anos, e, para estes, é necessário verificar a carteira de vacinação para saber se é indicada ou não a aplicação da dose. “É comum muitos adultos não terem mais a carteira de vacinação, então, na dúvida se tomou ou não a vacina na infância, é melhor ir a um posto e receber uma nova dose”, conclui Maria do Carmo, lembrando que se a criança estiver com febre, deve aguardar uns dias para receber a dose.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
Baixe as fotos desta notícia na resolução original