Treinamento e integração são focos de encontro, no Bolão
Publicada em 08/09/2018 às 16:02 Os 100 atletas de todo o País que representarão o Brasil nos Jogos Mundiais de Verão, em Abu Dhabi, em março de 2019, estão reunidos em Jundiaí para o treinamento e integração da delegação. Atividades são realizadas no Complexo Educacional, Cultural e Esportivo (CECE) Dr Nicolino de Luca, o Bolão, com o objetivo de reduzir a ansiedade entre os participantes, que em sua maior parte, nunca tiveram a oportunidade de competir fora das terras brasileiras. A realização do encontro conta com o apoio da Unidade de Gestão de Esporte e Lazer (UGEL), com a cessão de espaço para os treinamentos.Rhonan Louro Rodrigues é coordenador de eventos do Programa de Esportes e Atividades Motoras Adaptadas (PEAMA) e irá participar pela primeira vez dos Jogos Mundiais de Verão como técnico de tênis. “A delegação conta com 80% de integrantes que não participaram de edições anteriores. Isso gera uma ansiedade natural entre os participantes. É necessário trabalhar o assunto, explicar a cultura e as peculiaridades do país, para que os atletas tenham tranquilidade. O encontro com todos os participante favorece a interação e união do grupo, que estará junto em março do próximo ano”, comenta.
Ana Paula Loro é atleta do PEAMA tem experiência internacional. “Participei na edição dos Estados Unidos. Eu gostei muito. É importante porque me ajudou a ser mais controlada com horário, a ter responsabilidade com os compromissos”, contou a atleta, que participará da competição na modalidade tênis, simples e duplo.
De Jundiaí, 13 pessoas representarão o Brasil no segundo maior evento esportivo do mundo. De acordo com Diretora Nacional de Esporte da Special Olympics e Coordenadora de Tênis do PEAMA (Programa de Esportes e Atividades Motoras Adaptadas) em Jundiaí, Tereza Leitão, a iniciativa é importante para a interação entre o grupo. “Esse encontro é realizado em todos os eventos dos Jogos Mundiais, para a interação entre os atletas e técnicos das modalidades. Temos técnicos de um estado que atuarão com atletas de outras localidades. Esse encontro é produtivo para que os responsáveis façam as análises e direcionamentos além de fortalecer o grupo”, comenta.
Do Rio de Janeiro, o técnico de Futsal Tiago Siqueira Rangel aponta a relevância dos Jogos Mundiais. “Os atletas terão a oportunidade de conhecer outra cultura e competir com representantes de todo o mundo”, comentou. Para o treinamento do grupo, a equipe, formada por jogadores mineiros e cariocas, participou de amistoso contra o time do projeto Vinha de Luz, desenvolvido no Jardim São Camilo, pelo coordenador João Paulo Medina.
A organização dos Jogos Mundiais de Verão é feita pela Special Olympics Internacional e estima a participação de mais de 7 mil atletas de 170 países, apresentando modalidades esportivas como Atletismo, Natação, Basquete, Judô e outros.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
Baixe as fotos desta notícia na resolução original