GMJ 69 Anos: solenidade destaca atuação da instituição

Publicada em 22/11/2018 às 19:17

Prefeito ressaltou o compromisso da GMJ em garantir o bem-estar do próximo

Ponto alto das celebrações, a Sessão Solene em comemoração a mais um aniversário da Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ) foi realizada na tarde desta quinta-feira (22), na Câmara Municipal de Jundiaí. O prefeito Luiz Fernando ressaltou o quanto é importante e necessário trabalhar com profissionais e instituições de bem. “A Guarda Municipal cuida das famílias jundiaienses, é família. Pensa a todo momento no bem-estar do próximo. Atua integradamente às demais forças de segurança – polícias Militar e Civil – e os resultados não poderiam ser diferentes: o reconhecimento imediato da população que presencia no dia a dia a segurança”, afirmou.

Em seu discurso, Luiz Fernando ainda lembrou da ação realizada nesta quinta, na região da Vila Aparecida, com pessoas em situação de vulnerabilidade social. A iniciativa, contou com a participação integrada da GM com outras Unidades de Gestão, e, de acordo com o prefeito, demonstrou que o trabalho da corporação vai além do combate à criminalidade, mas também na preservação da saúde pública. “Sempre costumo dizer que uma cidade não é constituída apenas por obras, pontes, viadutos: a cidade é formada por pessoas que trabalhando em conjunto. Continuamos avançando principalmente na garantia de segurança à população: o sistema Detecta, do Governo do Estado, estará integrado ao OCR da GMJ, com isso os resultados serão ampliados para que possamos minimizar os índices criminais no município”, concluiu.

O vice-prefeito, Antonio de Pádua Pacheco, declarou que falar sobre a Guarda Municipal não é tarefa árdua. “A instituição é exemplo de conduta profissional para a região, o Estado de São Paulo, e todo o país, inclusive na capacitação de agentes de segurança pública que se deslocam de outras regiões para receber o aperfeiçoamento. Nossa cidade é considerada a 8ª mais segura do país: temos uma grande responsabilidade”.

A pró-atividade da Corporação foi defendida pelo titular de Segurança Municipal, Paulo Sérgio de Lemos Giacomelli Stel (Jacó). “Cada vez que homenageamos um guarda é reflexo de todo trabalho realizado ao longo do ano, o reconhecimento. O patrulhamento comunitário que é feito diariamente nos muitos bairros da cidade, a integração com as demais forças de segurança refletem o empenho de nosso efetivo”.

O GM Da Matta – coordenador do Projeto Centro Seguro – foi homenageado também pela sua família

Homenagens
Como tradicionalmente acontece durante as comemorações, a Guarda Municipal de Jundiaí fez a entrega da Medalha Vasco Antônio Venchiarutti aos guardas que se destacaram durante o ano em suas atividades, fazendo a diferença na prestação de serviços à comunidade. Nesta edição foram agraciados: o subinspetor Luis Carlos de Lacerda Petrachin; e os GMs Solange Aparecida Bielça Zacarias (1º Grupamento Feminino); Valdir Aparecido de Oliveira (ingressou na instituição em 1979, ainda como guardinha); Vanderci Alves de Souza; Kennedy Lombardi Mancano; Cláudio Ribeiro da Matta – coordenador do Projeto Centro Seguro; José Alexandre de Oliveira; Danilo Antônio Correa Pinto; Jean Carlos Martins Spinelli; Paulo Roberto Ribeiro Lima; Orlando João Pupo; Ederson Ricardo da Silva.

Além destas homenagens, foi entregue o Diploma do Mérito da Guarda Municipal – Lei Municipal 8.783 de 17 de maio de 2017, que tem por objetivo ser conferido anualmente a pessoas físicas ou jurídicas que pratiquem ações relacionadas à implementação, fortalecimento ou cooperação em políticas públicas municipais relacionadas às ações primárias efetivadas pela Guarda Municipal de Jundiaí.

São eles: Adilson Rosa; Carmen Martins Juncal Tubini; Danilo Terroso D´Angelo; Edson Antonio dos Santos; o comandante do 49º Batalhão da Polícia Militar do Interior (BPMI), major PM Eduardo Yasui; capitão Fernando Augusto Biancardi (1ª Cia. do 49º Batalhão da Polícia Militar do Interior – BPMI); Henrique Bruning Araújo; o delegado seccional Luís Carlos Branco Júnior; Márcio Piovesan; e o major Robinson Pomílio (subcomandante do 11º BPMI).

Também estiveram presentes na solenidade os gestores Gustavo Maryssael de Campos (Casa Civil), Luiz Antonio Trientini (Esporte e Lazer) e Adilson Rosa (Infraestrutura e Serviços Públicos). O inspetor Benedito Marcos Moreno e o subinspetor Sandro Donizeti Vilas Boas, respectivamente comandante e subcomandante da GMJ; os vereadores Faouaz Taha (representando o presidente do Legislativo, vereador Gustavo Martinelli), Cristiano Lopes e Rogério Ricardo da Silva; demais autoridades e convidados.

Assessoria de Imprensa GMJ
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2018/11/22/gmj-69-anos-solenidade-destaca-atuacao-da-instituicao/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original