Projeto de calçadas é apresentado para comerciantes
Publicada em 13/12/2018 às 12:10
Gestor da UGPUMA, Sinésio Scarabello, apresentou projeto, durante manhã de quarta-feira, em salão paroquial
O gestor da Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA), Sinésio Scarabello, apresentou para comerciantes da Rua do Retiro projeto para a modificação das calçadas da rua, de forma a ampliar os espaços para trânsito de pedestres e melhorar a acessibilidade. A intenção é fazer melhorar a ambiência com segurança aos usuários para que o trecho seja usado como exemplo para demais regiões da cidade. O encontro foi realizado na manhã de quarta-feira (12), no salão paroquial da Paróquia Beato Frederico Ozanan.
LEIA TAMBÉM
GeoJundiaí é ferramenta disponível para uso da população
“A Rua do Retiro é um espaço que já conta com estabelecimentos reformados com recuos e vagas para estacionamento. A intenção é retirar os fracionamentos feitos pelos muros para que o trânsito seja livre, com espaço para mobiliário e arborização. Em paralelo, a administração discute as necessidades de infraestrutura para a captação de águas pluviais da região”, detalha o gestor. O projeto terá um cronograma estabelecido e as ações serão discutidas quadra a quadra para identificação e solução das necessidades pontuais. A iniciativa demanda parceria entre o poder público com a iniciativa privada para a execução, tendo em vista que a região poderá ser beneficiada com recursos destinados a partir de Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) de empreendimentos daquela região.
O encontro contou com a participação do vereador Faouaz Taha, comerciantes e moradores da região. “É muito importante melhorar a acessibilidade dos pedestres. Temos muitos idosos na região. Nas calçadas há diferença de quase um metro de altura”, comenta o morador Valdir José Regatiari.
A comerciante Layana Teixeira montou estabelecimento há oito meses no trecho da Rua do Retiro. Nesse período presenciou quatro quedas de pessoas e um atropelamento. “Melhorar as calçadas auxiliará toda a região. Precisamos pensar no coletivo para que tenhamos um maior fluxo de pessoas nos comércios e segurança para quem mora por aqui”, analisa.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
-
17/08/2025
Com foco no pertencimento, Mês do Patrimônio realiza palestra a vivência sobre programa de Hortas Urbanas
-
15/08/2025
Mês do Patrimônio propõe diálogo com Municípios da região para tratar de preservação e memória
-
02/08/2025
Prefeitura inclui as feiras e varejões em aplicativo de navegação com foco na segurança e melhoria na indicação de trajetos
-
12/03/2025
Prefeitura de Jundiaí avança em tratativas com a Artesp para melhorias viárias em Jundiaí
Baixe as fotos desta notícia na resolução original