Ciclismo: Time Jundiaí é avaliado por equipamento único no Brasil
Publicada em 07/02/2020 às 16:54Doze atletas do Time Jundiaí de Ciclismo passaram nesta semana por um teste de análise de performance esportiva monitorado por um avançado equipamento alemão, único no Brasil. O “Cyclus 2” foi trazido pelo professor Márcio Lazari, colaborador da equipe comandada pelo técnico Edmílson de Souza Lima (Deda). A avaliação aconteceu no ginásio do CECE Nicolino de Lucca (Bolão).
A novidade mede o desempenho dos esportistas em cima de uma bicicleta com fios ligados a um computador, que mostra riqueza de detalhes, como a cadência, velocidade, ritmo da pedalada, capacidade de disparo (para se afastar dos demais competidores), desgaste energético e quanto tempo o ciclista pode sustentar a potência máxima. Este último ponto é chamado de “Teste de Wingate” (“Portão da Vitória”, traduzido do inglês).
“Os testes ainda podem ser feitos com o uso da própria ‘bike’ do competidor, o que ajuda a reproduzir a situação que ele terá durante as provas. Os primeiros resultados foram muito satisfatórios”, disse Deda. “Outro ponto fundamental do equipamento é a identificação do grande potencial de atletas iniciantes. Podemos ter esportistas de 13 anos com dados coletados pelo Cyclus 2 que mostrem que a performance do jovem é muito similar à de um ciclista profissional”, revelou.
O Time Jundiaí vai ser avaliado pelo equipamento mais duas vezes em 2020. “Fizemos em fevereiro a avaliação durante a pré-temporada. No meio do ano, repetiremos o teste antes do Campeonato Brasileiro e dos Jogos Regionais e, no final da temporada, antes dos Jogos Abertos do Interior”, completou Deda.
Em Diadema
A primeira prova oficial da equipe após a avaliação realizada no Bolão será a terceira edição do Campeonato Mazza de Ciclismo, marcada para o dia 3 de março em Diadema, na Região do ABC Paulista. A disputa é promovida pela Federação Paulista da modalidade.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
Baixe as fotos desta notícia na resolução original