Jundiaí amplia dispensação de medicamentos nas UBSs
Publicada em 19/03/2020 às 12:36A Prefeitura de Jundiaí estabelece mais medidas de combate à circulação do Novo Coronavírus no Município. Desde o início da semana, a entrega de medicações nas farmácias das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Novas UBSs e Clínica da Família está sendo feita para o período de dois meses. A ampliação da cota de entrega das medicações de alto custo – de responsabilidade do Governo do Estado de São Paulo – também foi oficiada pela Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS). A medida foi determinada pela gestão estadual, que deve reforçar os estoques das centrais de abastecimento para que a distribuição possa ser feita às cidades.
“Jundiaí adota a postura preventiva de enfrentamento à infecção COVID-19, com a restrição da circulação de pessoas, e, consequentemente do vírus. A entrega de medicações para tratamento de dois meses nas nossas 35 Unidades Básicas de Saúde, Novas UBSs e Clínica da Família é especificamente para este fim. É importante que os filhos ou parentes devem fazer a retirada dos insumos para evitar a exposição dos idosos. Para isso, basta apresentar a documentação para a retirada (prescrição médica) e documento de identificação”, detalha o gestor da UGPS, Tiago Texera.
A medida vale para as medicações da chamada ‘cesta básica’ assim como para os psicotrópicos. O atendimento da Farmácia de Alto Custo, localizado no prédio da rua Marechal Deodoro da Fonseca, 836, também teve alteração no atendimento. Além do reforço no número de servidores para o atendimento ao público em 100% e ampliação da área do serviço para dois andares, a UGPS ampliou o espaçamento nas áreas de espera para evitar a proximidade entre as pessoas.
“Apesar da organização com horário agendado, a atenção à regra não tem sido seguida pelos usuários, causando acúmulo desnecessário de pessoas no local. Todos serão atendidos sem a necessidade de ida em horário antecipado ou aglomeração. Também é fundamental que os jovens façam a retirada, evitando o deslocamento dos idosos. Estamos lutando contra um inimigo invisível”, ressalta o gestor.
A administração de Jundiaí declarou estado de Atenção na última sexta-feira (13), no o decreto 28.909 de 13 de março de 2020, que também formaliza a criação do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus. Medidas de suspensão das aulas e de funcionamento de espaços públicos foram adotadas pelo grupo, na segunda-feira (16), com publicação do decreto 28.910. Os técnicos permanecem em constante monitoramento da situação epidemiológica da cidade para os encaminhamentos necessários.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
-
19/12/2024
Covid-19: vacinação é retomada para pessoas a partir dos 12 anos dos grupos prioritários
-
17/12/2024
Organização Pan-Americana de Saúde entrega prêmio APF Forte para Jundiaí
-
17/12/2024
Nota Oficial — interrupção temporária da vacinação contra Covid-19
-
16/12/2024
Clínica da Família Hortolândia reúne comunidade para comemorar o Natal
Baixe as fotos desta notícia na resolução original