Baixa umidade do ar coloca Jundiaí em Estado de Atenção
Publicada em 24/04/2020 às 15:14Jundiaí não recebe uma chuva significativa há 26 dias. A última chuva expressiva que atingiu o município foi no dia 29 de março e, por conta disso, a Umidade Relativa do Ar (URA) está baixa nestas últimas semanas.
Segundo monitoramento realizado pela Defesa Civil a URA nos últimos 5 dias (de 19 a 23 de abril) está atingindo valores mínimos na casa dos 30%, índice limite para o ingresso no estado de Atenção. Na quarta-feira (22) a URA chegou ao valor mínimo de 28%, e ontem (23), em 30%.
As condições do tempo pouco mudam nesta sexta-feira (24). Durante a tarde, ocorre apenas variação de nebulosidade e as temperaturas ficam entre agradáveis a elevadas. Nos próximos dias, o bloqueio atmosférico impede que frentes frias entrem no Estado, inibindo a formação de nuvens de tempestade.
Queimadas
Com a estação cada vez mais seca, o fogo se propaga rapidamente, causando sérios danos à saúde das pessoas e ao meio ambiente, que sofre com a ameaça de sobrevivência à fauna e flora.
A população pode denunciar queimadas através do aplicativo da Prefeitura de Jundiaí, inclusive com o envio de fotos e geolocalização. Também é possível denunciar por telefone, via 156. As denúncias que forem enviadas pelos munícipes, seja pelo app ou por telefone, serão direcionadas ao Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura para fiscalização e eventual autuação segundo a Lei Municipal nº 8.858, de 7 de novembro de 2017. O app da Prefeitura pode ser baixado aqui.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
-
26/11/2024
Prefeitura age preventivamente para mitigar transtornos das chuvas
-
20/11/2024
Projeto “Resfria Jundiaí” avança com reunião para implementação da etapa inicial
-
14/11/2024
Gestores fazem vistoria final no CIES antes da entrega
-
28/06/2024
Defesa Civil alerta para queda brusca de temperatura neste domingo
Baixe as fotos desta notícia na resolução original