Viadutos da Ponte São João e da Avenida Jundiaí passam por obras de manutenção e melhorias
Publicada em 24/01/2021 às 09:39Dois históricos viadutos de Jundiaí, Engenheiro Romão Nasser – mais conhecido como o viaduto da Avenida Jundiaí – e o São João Baptista, na Ponte São João, recebem obras de manutenção e melhorias, realizadas pela Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP), com investimento de R$ 2,9 milhões.
Na Ponte São João, o viaduto São João Baptista, que foi inaugurado em 1950, recebe intervenções para recuperação e reforço estrutural, construção de barreira física para proteção dos pedestres (new jersey), reconstituição dos passeios e do guarda-corpo, pintura, iluminação pública e recuperação do pavimento asfáltico.
“Jundiaí mantém o trabalho em todas as frentes mesmo durante a pandemia. Fazer o diagnóstico permanente das pontes e viadutos e providenciar as intervenções necessárias trazem resultado na segurança da estrutura como um todo. Mais do que entregar novas obras, a nossa estratégia permanente é de qualificar os equipamentos que já existem”, salienta o prefeito Luiz Fernando Machado.
“Faremos a recuperação do guarda-corpo do viaduto, mas sem mexer na parte história e visual do dispositivo, além do tratamento de ferragens. Para concluir, será executada a nova pavimentação, iluminação e pintura”, explica o diretor de Obras Públicas da UGISP, Carlos Alberto Ferreira de Souza.
Avenida Jundiaí
No viaduto Engenheiro João Nasser – Avenida Jundiaí, as obras foram retomadas. Estão em recuperação peças de concreto, por meio do tratamento de ferragens e aplicação de produtos específicos, como massa cimentícia especial para a recuperação de estrutura, dentro dos pilares do dispositivo.
“Outra intervenção é no sistema de drenagem de águas pluviais do viaduto e a recuperação da laje e das juntas de dilatação”, comenta Carlos Alberto.
Em virtude da fase atual das obras no viaduto da Avenida Jundiaí, o trânsito da Avenida Nove de Julho sofre alterações. A faixa da esquerda, em ambos os sentidos está ocupada. Com isso, haverá o afunilamento da via, o que poderá resultar em lentidão no tráfego da avenida neste trecho. A previsão dessa intervenção é de 30 dias.
Após essa etapa, serão executadas a nova pavimentação, pintura e sinalização de solo.
O investimento realizado pela Prefeitura de Jundiaí para as obras nos dois viadutos é de R$ 2,9 milhões e a previsão de conclusão é maio próximo.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos da PMJ
Baixe as fotos desta notícia na resolução original