Semana do Brincar: suplentes do Comitê das Crianças participam de dinâmica virtual
Publicada em 28/05/2021 às 07:45Como parte da programação da Semana do Brincar deste ano, cerca de 40 crianças suplentes do Comitê das Crianças participaram na tarde desta quinta-feira (27) de uma dinâmica on-line de escuta acerca dos espaços de brincar em suas escolas. Previamente convidadas a enviar desenhos, poesias ou frases acerca do assunto, os participantes puderam comentar sobre os trabalhos entregues e dialogar sobre temáticas diversas como a importância do brincar, as instalações das escolas em que estudam e sobre o tempo que têm disponível para as brincadeiras.
“Dentro do programa Escola Inovadora, seguimos a linha da Pedagogia da Escuta, fundamentada nas pesquisas e abordagem de Reggio Emilia-Itália, considerando as práticas e realidades das escolas de Jundiaí em cada segmento. Entender e aprimorar a ambiência escolar para oferecer educação de boa qualidade para nossos meninos e meninas é primordial”, comenta a gestora de Unidade de Gestão de Educação (UGE), Vastí Ferrari Marques.
A supervisora da UGE Adriana Uemori explica os próximos passos da atividade. “Esta dinâmica é um desdobramento da formação que a pesquisadora convidada, a professora drª. Flávia Martinelli, está realizando junto aos quase 150 professores que integram o Núcleo de Educação Física da UGE, coordenado pelas professoras Luciana Nagashima e Fanny Hadad. A proposta é identificar as visões das crianças sobre a importância dos espaços escolares para as brincadeiras e utilizar esses dados em momentos de formação da rede”.
Valentina Moreira (dez anos) é estudante do Colégio Crescer e participou com um acróstico. “A partir das letras que compõem a palavra ‘brincar’, montei um acróstico na forma de poeminha. Percebi que, por causa da pandemia, muita criança parou de brincar e de ler para só jogar videogame. Eu também jogo, não é esse o problema, mas é necessário dividir bem o tempo”.
Já Julia Casa Grande (nove anos), da Emeb Antônio Loureiro (vila Helena), compartilhou suas impressões em um desenho com música. “Sem música a vida seria muito desanimada, ainda mais na pandemia”.
Alice da Fonseca (nove anos), estudante da Emeb Joaquim Candelário de Freitas (vila Hortolândia) também comentou sobre as expectativas para o parquinho de sua escola após a reforma. “Eu imaginei uma casa na árvore, com bonecas, carrinhos, corda de pular, balanço, lousa para desenhar e um brinquedo para crianças com deficiência física”.
O gestor da Unidade de Gestão de Cultura (UGC), Marcelo Peroni, que conduz as reuniões quinzenais do Comitê, reforçou a importância da ação. “Desde que aderimos à Rede Mundial de Cidade das Crianças, que, inclusive, completa 30 anos nesta quinta-feira (27), uma das exigências era escutar as demandas e impressões das crianças e deixar que elas participem das decisões do governo para cidade. Com esta atividade com as crianças suplentes, ampliamos a nossa escuta e nossa capacidade de refletir as formas de tornar Jundiaí, cada vez mais, uma Cidade das Crianças”.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
-
19/11/2024
Programação do Dia da Consciência Negra segue ao longo da semana do Centro das Artes
-
19/11/2024
Jundiaí participa de encontro sobre avanços e perspectivas com integrantes da Rede Urban95
-
19/11/2024
Cultura avança em projeto de digitalização de documentos de Jundiaí no acervo da Unicamp
-
18/11/2024
3ª edição do Festival de Música chega ao fim com premiações e menções honrosas
Baixe as fotos desta notícia na resolução original