Clínica da Família e Pronto Atendimento têm obras iniciadas na Ponte São João
Publicada em 31/05/2021 às 11:52Junto das equipes das Unidades de Promoção da Saúde (UGPS) e Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP), o prefeito Luiz Fernando Machado vistoriou as obras de construção dos equipamentos Clínica da Família e Unidade de Pronto Atendimento da Ponte São João. O prédio, com quase 3 mil metros quadrados de construção, será o maior equipamento neste modelo de atendimento resolutivo na cidade e atenderá a 100 mil pessoas, com consultas clínicas e de especialidades além de exames, na porta de casa.
“A Clínica da Família e a Unidade de Pronto Atendimento da Ponte São João formam um complexo de Saúde que reúne a Atenção Básica e a Urgência e Emergência num único prédio, promovendo a resolutividade à população, sem a necessidade de deslocamentos, com exames de diagnóstico e consultas com especialistas. O serviço será o mesmo já implantado no Novo Horizonte e premiado nacionalmente pela inovação proporcionada aos usuários”, comentou o prefeito Luiz Fernando Machado.
A visita contou com a presença do gestor da UGPS, Tiago Texera, que detalhou o funcionamento dos serviços. “Teremos a Atenção Básica, com a Clínica da Família, que contará com equipes de Estratégia de Saúde da Família e um Núcleo de Apoio com psicólogos, psiquiatra, nutricionais e fisioterapeutas para a promoção à Saúde e prevenção das doenças. Esse serviço será referência para 30 mil pessoas. Já a Unidade de Pronto Atendimento terá a abrangência para 100 mil moradores e contará com médicos clínicos, pediatras e ortopedista, além de exames de raio-x, eletrocardiograma, ultrassonografia e análises clínicas. Assim como na UPA Vetor Oeste, a resolutividade será de 95%, ou seja, somente os casos de alta complexidade é que precisarão ser destinados para os hospitais. Os demais, serão atendidos e resolvidos aqui, perto da casa do usuário”, exemplifica.
O vice-prefeito Gustavo Martinelli, que acompanhou a vistoria, destacou que a UPA é uma reivindicação antiga dos moradores da região. “A obra foi iniciada em 2016 e logo paralisada, por falhas no projeto estrutural. Agora retomamos a construção, com uma proposta ainda melhor de atendimento dos usuários”, explicou. A retomada teve início em maio e o prazo de entrega é de 18 meses.
“A retomada da construção atende aos anseios da população e é mais um projeto do Plano de Governo do prefeito Luiz Fernando que está sendo realizado”, lembrou o vereador presidente da Comissão de Saúde, Assistência Social e Previdência, José Antônio Kachan Júnior.
Confira mais fotos no Flickr da Prefeitura de Jundiaí.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
-
14/11/2024
Saúde mental: iniciativas de Jundiaí são apresentadas em congresso brasileiro
-
12/11/2024
Novembro Azul: UBS Maringá leva informação e cuidado para bares do bairro
-
11/11/2024
Dengue e Covid-19: vacinas estão disponíveis nas UBSs e Clínicas da Família
-
11/11/2024
Novembro Azul: campanha reforça a importância do autocuidado masculino
Baixe as fotos desta notícia na resolução original