Cultura divulga as primeiras atividades do Mês do Patrimônio 2021
Publicada em 22/07/2021 às 17:30A Unidade de Gestão de Cultura (UGC) divulga as primeiras atividades do Mês do Patrimônio Histórico e Cultural 2021, que será realizado entre os dias 01 e 31 de agosto. Desta vez, a programação trará ações presenciais e on-line, com a transmissão gratuita pelos canais do Facebook e do YouTube.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA
A abertura já no domingo (01), às 18h, será com a reabertura do Teatro Polytheama para o público, com 40% da capacidade total (cerca de 400 lugares) e cumprimento dos protocolos sanitários. A abertura oficial e festiva do Mês contará com as apresentações da Cia. Jovem de Dança e de artistas locais em homenagem ao Samba Paulista. Na atividade, o público poderá conferir no teatro as melhorias realizadas pela Prefeitura durante a pandemia, como a instalação do ar-condicionado.
Já na segunda-feira (02), às 10h, a palestra on-line “Direito do Patrimônio Cultural Brasileiro” com o Promotor do Ministério Público de Minas Gerais, Dr. Marcos Paulo de Souza Miranda, marca a abertura oficial das atividades.
Ao longo da primeira semana, estão previstas ainda mesas-redondas temáticas, também transmitidas pela internet. Na quarta (04), às 14h30, o tema é “Os diversos matizes e horizontes do patrimônio imaterial”; na quinta (05), às 15h, “Rotas Turísticas – Da Qualidade Cênica às Tradições”; e na sexta-feira (06), às 14h30, o tema será “Práticas de Preservação – Potencialidades e Oportunidades Geradas pelo Patrimônio Histórico”.

Simpósio
Parte da programação do Mês, o Simpósio sobre o Patrimônio Material e Imaterial recebe até o dia 02 de agosto os resumos de trabalhos acadêmicos de professores, pesquisadores, estudantes e demais acadêmicos interessados.
O Simpósio será realizado entre os dias 25 e 28 de agosto e trará como tema “Turismo, território e educação patrimonial: desafios no contexto da pandemia da Covid-19″.
O envio de materiais deve ser feito por meio da plataforma Even3.
Assessoria de Imprensa
Foto: Arquivo PMJ
-
08/08/2025
‘Sabores da Gente’ garante neste sábado (09) mais uma edição cheia de delícias, aromas, sabores e produção artesanal
-
08/08/2025
Oficina sobre mercado audiovisual do projeto ‘Pontos MIS’ integra programação do Expressa neste sábado (09)
-
07/08/2025
4º Festival de Música abre inscrições, com abrangência para a Região Metropolitana e mais de R$ 30 mil em prêmios
-
06/08/2025
Espaço Expressa recebe o 3º ‘Sabores da Gente’ neste sábado (09)
Baixe as fotos desta notícia na resolução original