Atividades de promoção da Saúde são ampliadas nas UBSs
Publicada em 09/08/2021 às 10:03Desde o ano passado, com o agravamento da pandemia do Novo Coronavírus, as atividades coletivas de promoção da Saúde realizadas pelas equipes das Unidades Básicas com o apoio das equipes dos Núcleos Ampliados de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB) foram adequados para as regras sanitárias exigidas. Com a melhoria dos indicadores da COVID-19, a Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) retoma gradativamente as atividades coletivas, de maneira escalonada e preservando as medidas de segurança contra o Novo Coronavírus.
Na UBS Vila Ana, a equipe NASF manteve, ao longo de todo o período de pandemia, atendimentos individualizados, de maneira presencial ou remota. Nesta semana, atividades com grupos reduzidos foram colocadas em prática. O casal Mislene Alves Soares de Lima, 43 anos e Mario Celso de Lima, 45 anos, que se recupera de sequelas da COVID-19, passou por atendimento em com a fisioterapeuta e com o educador físico.

“Meu marido ficou 12 dias internado por conta da COVID-19 e eu também peguei, mas não precisei de internação. Outros parentes também foram acometidos. Meu cunhado está há mais de 20 dias internado. As atividades passadas pela equipe da UBS ajudaram muito, pois começamos a expectorar. Sabemos que temos uma caminhada a seguir, pois ainda ficamos muito cansados, e meu marido teve perda de força”, comenta a mulher.
De acordo com a coordenadora dos NASFs de Jundiaí, Pamela Mango, atualmente, as sete equipes multidisciplinares realizam, em média, 2.500 mil atendimentos/mês, de maneira individualizada. “Com a melhoria do cenário da pandemia, as atividades em pequenos grupos também passam a ser inseridas na programação. A retomada é feita de acordo com o perfil da comunidade e das necessidades identificadas para a promoção da saúde dos usuários”, comenta.
Para saber o cronograma de atendimentos, basta entrar em contato com a UBS de referência.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
-
21/07/2026
Prefeitura de Jundiaí e Hospital São Vicente avançam em estudos para ampliar leitos e capacidade de atendimento -
21/07/2026
Com mais de 800 profissionais capacitados desde 2025, Vigilância Sanitária abre nova turma gratuita sobre esterilização de materiais -
20/07/2026
Após inadimplência de empresa responsável, Prefeitura de Jundiaí garante continuidade do serviço de limpeza nas unidades de saúde -
18/07/2026
Nova unidade de Atenção Básica vai ampliar atendimento para mais de 10 mil pessoas na região do Centenário e Corrupira
Baixe as fotos desta notícia na resolução original

