Educação de Jundiaí é destaque nacional e internacional em mais de 30 prêmios e iniciativas inovadoras

Publicada em 07/09/2021 às 15:00

Nos últimos cinco anos, a Escola Inovadora de Jundiaí tem se destacado no cenário nacional e internacional e reúne mais de 30 iniciativas inovadoras e prêmios internacionais, resultado da prioridade que a educação de boa qualidade tem para Jundiaí. 

“A qualidade da educação oferecida pela Escola Inovadora tem grande reconhecimento, o que eleva a condição do município à protagonista na área educacional. Jundiaí é a Cidade das Crianças e os pequenos cidadãos são prioridade. No PPA 2022-2025 a Educação é a área que receberá o maior investimento, serão R$ 3,02 bilhões para os próximos quatro anos”, declara o prefeito Luiz Fernando Machado. 

Entre os destaques internacionais estão o bronze na Olimpíada de Matemática da China (2019); indicação como case de sucesso em educação emocional no 3º Congresso Internacional da Criança e do Adolescente em Portugal (2019) e a apresentação do programa Escola Inovadora no III Congresso Ibero-americano Escola Plus (2019).

Imagem mostra duas mulheres sentadas em um parquinho infantil. 
Uma está com um livro de capa verde nas mãos e a outra está com um celular fazendo uma gravação.
Iniciativas inovadoras de educadores ganharam prêmios como o “Prêmio Educação Infantil: Boas Práticas de Professores Durante a Pandemia”

Um dos pilares da Escola Inovadora é a formação dos educadores. A premissa de preparar os profissionais apresenta resultado e é confirmada com as indicações e prêmios conquistados como o “Prêmio Educação Infantil: Boas Práticas de Professores Durante a Pandemia” (2021) que sagrou três educadores de Jundiaí entre os destaques; o projeto de rádio escolar que ficou entre os 50 finalistas do “Prêmio Educador Nota 10” (2020) e os 18 professores selecionados e premiados nas edições de 2018 e 2019 do “Prêmio Educação Inovadora: Eu Faço!”.

Nos últimos dois meses, Jundiaí recebeu o Certificado de Município parceiro do “Movimento Juntos pela Inclusão, uma ação da Faz Educação e Tecnologia em parceria com a Undime – União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação e o projeto Arte Movimento e Eu (AME), que oferece modalidades de atividade físicas, música e arte foi reconhecido como Case Inovador pelo Programa Parcerias Municipais, iniciativa do Governo do Estado de São Paulo. 

“As iniciativas com destaque internacional e os prêmios conquistados traduzem a preocupação de Jundiaí com a educação de boa qualidade, que passa pela formação dos educadores e nas atividades como o desemparedamento da infância, que estimula a exploração, pesquisa, criatividade da criança potente”, afirma a gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques. 

Professora e crianças estão sentadas em volta de um espaço com terra, uma futura horta
Atividades ao ar livre e em contato com a natureza estimulam a exploração, pesquisa e criatividade das crianças

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/09/07/educacao-de-jundiai-e-destaque-nacional-e-internacional-em-mais-de-30-premios-e-iniciativas-inovadoras/