Jundiaí abre 80 vagas para cursos de qualificação profissional com bolsa-auxílio do programa Via Rápida

Publicada em 13/09/2021 às 11:12

A Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (UGDECT), em parceria com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, abre as inscrições para três cursos gratuitos de qualificação profissional com bolsa-auxílio do Via Rápida. O Via Rápida é um programa do Governo do Estado em parceria com os municípios que oferece cursos gratuitos de qualificação profissional para jovens e adultos em busca de melhores oportunidades de emprego e geração de renda. Os cursos são de curta duração, totalmente gratuitos, disponíveis no formato remoto com aulas ao vivo, no modelo de Ensino à Distância (EAD).

São 80 vagas ofertadas para três cursos para Jundiaí: orientador de turismo local (30 vagas), planejamento e gestão de empreendimento gastronômicos (20 vagas) e marketing digital e E-Commerce (30 vagas).

As vagas já estão disponíveis para inscrições que podem ser realizadas através do Portal Jundiaí Empreendedora, na parte de empregabilidade/qualificações até o dia 27 de setembro, neste link: https://web.jundiai.sp.gov.br/PMJ/emprega/Treinamento.

Capacitação e Qualificações são oferecidas pelo Portal Jundiaí Empreendedora

Podem se inscrever candidatos e candidatas que tenham idade mínima de 16 anos, alfabetizados e domiciliados no Estado de São Paulo. Caso o número de inscritos seja superior ao número de vagas, serão priorizadas as pessoas desempregadas, com baixa renda e com deficiência.

“A formação e qualificação profissional é muito importante aos que buscam se inserir no mercado de trabalho. O Poder Público tem que proporcionar esta oportunidade de qualificação para as pessoas  esta parceria que conquistamos com o Via Rápida vai ajudar muito nosso munícipe com o curso e também com o bolsa auxílio”, comenta o gestor, Cristiano Lopes.

Segundo o diretor de fomento ao comércio e serviços, Enrico Arkchimor Milamonti, o curso de qualificação é uma grande oportunidade. “A pessoa se aprimora, aprende e ainda ganha uma bolsa de R$ 210 reais que ajuda neste momento”.  

Bolsa-auxílio

Os estudantes matriculados a partir de março nos cursos de qualificação do programa Via Rápida receberão uma bolsa única de R$ 210 para ajuda em suas despesas durante a realização do curso. O auxílio será disponibilizado aos alunos que cumpram os requisitos e estejam frequentes após 10 dias de aula. O pagamento será feito por meio de código bancário, que o estudante usará para sacar em caixas eletrônicos do Banco do Brasil e da Rede 24 horas. O recurso valerá também para os cursos de 60 a 160 horas do SP Tech e SP Criativo e fica disponível por 30 dias após a comunicação oficial por e-mail de que o valor está disponível. Até o final de 2021, serão ofertadas 30 mil vagas de qualificação profissional com bolsa-auxílio.

Para receber a bolsa-auxílio, além de ser desempregado e estar frequente no curso, o estudante não pode estar recebendo seguro-desemprego ou outros auxílios da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. 

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/09/13/jundiai-abre-80-vagas-para-cursos-de-qualificacao-profissional-com-bolsa-auxilio-do-programa-via-rapida/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original