Retrospectiva 2021 – Saúde: Investimentos de Jundiaí garantem assistência completa a pacientes
Publicada em 23/12/2021 às 08:37Jundiaí chega à última semana do ano contabilizando 10 semanas com queda no número de internações por COVID-19 e mais de 95% da população adulta vacinada com duas doses ou dose única de vacina contra a doença, que assolou o país e em Jundiaí contaminou 58 mil pessoas. Ao longo de 12 meses, a Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) conseguiu, com investimentos planejados, não somente garantir o atendimento completo para os pacientes da pandemia como para as demais doenças.
Foram R$ 684 milhões investidos na Saúde de Jundiaí, seja para o custeio direto ao atendimento derivado da pandemia ou para o avanço na atenção à população, reformas e ampliações. Somente em 2021 foram entregues seis Novas UBSs além de iniciada a construção da Clínica da Família da Ponte São João e o avanço no projeto do Centro de Especialidades Médicas e Diagnóstico da Vila Progresso e quase 200% de aumento na oferta de exames de diagnóstico.
Entres os principais gastos de ano estão a manutenção de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) destinados a pacientes com COVID-19 – Hospital São Vicente de Paulo que chegou a contabilizar mais de 250 leitos dedicados exclusivamente para o atendimento COVID-19, sendo 103 de UTI- (cidade registrou 272 leitos públicos exclusivos para COVID-19 entre todos os equipamentos) ; manutenção de unidades sentinelas para atendimento de pacientes com sintomas de síndrome gripal; garantia de EPIs (equipamentos de proteção individual) para os servidores da saúde; estrutura de pessoal e insumos para a maior campanha de vacinação realizada no âmbito do SUS; e ações de testagem em monitoramento em todos os pacientes suspeitos de COVID-19.
“Antes mesmo da circulação do vírus na cidade, Jundiaí se preparou, planejou e determinou ações preventivas para evitar o colapso dos serviços de Saúde. Garantimos atendimento para quem estava com COVID-19 e para quem precisou dos serviços por outra necessidade. Chegamos ao final do ano conscientes de que muito foi feito e que muito mais será entregue com os investimentos em tecnologia para a Saúde e melhoria no atendimento à população”, comenta o prefeito Luiz Fernando Machado.
E a tecnologia marcou o segundo semestre de 2021, com o início da implantação do sistema de Teleinterconsulta, que agiliza o atendimento, reduz o tempo de espera e leva o especialista para a UBS do paciente. O serviço faz parte dos investimentos direcionados para Cidade Inteligente no setor de promoção da Saúde. Ainda são somadas a implantação de serviço de WhatsApp na Central Farmacêutica e nas UBSs, tecnologia que facilitou a comunicação com a população sobre consultas, exames e até, prazos de vacinação.
Futuro
O desafio imposto à cidade no pós-pandemia: cuidar das pessoas com sequelas de coronavírus e diminuir a demanda reprimida para outras doenças. Para tanto, a cidade conta com o Ambulatório Pós-COVID-19, – que teve o atendimento ampliado em 50% para receber a demanda oriunda do pico pandêmico de 2021 – e vem desenvolvendo o Plano de Retomada Pós-Covid, com ampliação em 7,5% das consultas médicas na Atenção Primária, em 25% nas consultas médicas na Atenção Secundária, em 20% nos procedimentos odontológicos nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e em 30% nos procedimentos odontológicos especializados (CEO).
“Ainda podemos citar entre as ações de 2021, o Ambulatório Pós-COVID e a ampliação das cirurgias eletivas no Hospital São Vicente em 33% e no Hospital Regional em 140%, das cirurgias oncológicas no HSV em 60% e da Oncologia Saúde da Mulher em 250%”, explica o gestor da UGPS, Tiago Texera.
Assessoria de Imprensa
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