Assistência Social apresenta novo fluxo do serviço de abordagem para integrantes da Guarda Municipal
Publicada em 18/01/2022 às 11:30A Unidade de Gestão de Assistência Social (UGADS) apresentou às equipes dos plantões noturnos da Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ) o novo fluxo de atendimentos do Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS) para a população em situação de rua. No início deste ano, o serviço foi expandido e passou a funcionar 24 horas por dia.
“Até o ano passado, quem identificasse alguma pessoa em situação de rua podia acionar o SEAS até as 22h. Depois desse horário, contávamos com o apoio da GMJ e o acionamento devia ser feito por meio do 153. Como o serviço passou a ser 24 horas, o intuito desta apresentação é dar continuidade a este trabalho integrado que a Assistência sempre teve com a Unidade de Gestão de Segurança Municipal e a GMJ, e que continuarão a dar seu suporte às nossas equipes”, explicou a assessora da UGADS Renata Mangieri.
O SEAS é um serviço tipificado para a abordagem social realizado pela Prefeitura, por meio de parceria da UGADS com a Organização da Sociedade Civil (OSC) Serviço de Obras Sociais (SOS). O serviço pode ser acionado pelo telefone (11) 98531-0146.
No total, foram realizados na última semana dois encontros na sede da GMJ, com as equipes dos plantões noturnos dos inspetores Cássio e Godói. Segundo o chefe da Divisão Operacional da GMJ, o inspetor Paulo Henrique Munhoz, integração entre as equipes de Segurança e de Assistência será mantida com a nova configuração do serviço. “É muito importante ressaltar que as equipes da GMJ seguirão dando apoio e suporte necessários durante as abordagens, a fim de garantir tanto a integridade das equipes envolvidas quanto dos abordados. Há uma troca constante de informações com as equipes de patrulhamento da Guarda Municipal, e o novo fluxo certamente trará mais agilidade e ótimos resultados nos acolhimentos e direcionamentos para os serviços da rede e até mesmo para os recâmbios”
Renata acrescenta também que a proposta da apresentação à GMJ foi a de demonstrar como outros direcionamentos também poderão ser agilizados com o novo fluxo de atendimento. “Não é só o atendimento à população em situação de rua que se beneficia com este novo fluxo, mas também os atendimentos a idosos identificados na rua, desaparecidos ou em busca de suas famílias, além de casos com crianças, adolescentes para encaminhamentos dos Conselhos Tutelares.
Além das abordagens programadas, que são realizadas diariamente nos locais onde há maior concentração de pessoas, o SEAS pode ser acionado pelo telefone (11) 98531-0146. Todos os abordados que aceitam a inclusão na Rede Pop Rua são direcionados ao Centro Pop se a abordagem for ao longo do dia. Durante a noite, os encaminhamentos são feitos à Casa de Passagem, que também é de responsabilidade do SOS e que recentemente ganhou nova sede inteiramente reformada pela Prefeitura. Outra atuação conjunta com o SEAS é com as equipes do Consultório na Rua, ligado à Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), voltado, principalmente, para o atendimento a pessoas, em situação de rua ou não, e que fazem uso de álcool e outras drogas.
Como entre os abordados é expressivo o número de pessoas somente em trânsito por Jundiaí, a rede socioassistencial oferece ainda a possibilidade de recâmbio para o Município de origem, pelos modais rodoviário e ferroviário. Para a oferta, a rede estabelece contato com familiar ou responsável por receber e acolher a pessoa de volta. Somente no ano passado, foram realizados mais de mil recâmbios.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
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