Arquivo Histórico promove formação de colaboradores com palestra sobre a imprensa na cidade
Publicada em 16/02/2022 às 12:29Como parte das ações de formação de seus colaboradores, o Arquivo Histórico promoveu na tarde dessa terça-feira (15) uma palestra sobre o papel da imprensa com o jornalista jundiaiense Décio Viotto, que traz em sua carreira, entre outros veículos de comunicação, um período de trabalho no “Jornal de 2ª”.
Periódico de oposição fundado por lideranças intelectuais do Município na década de 1970, o “Jornal de 2ª” contou com jornalistas renomados em sua composição, como Ademir Fernandes e Sandro Vaia, além de outras personalidades ainda hoje atuantes, como Antonio Panizza, Araken Martinho e Erazê Martinho. A motivação do convite para Décio foi a recente conclusão por parte do Arquivo Histórico das edições impressas do jornal.
“O processo de catalogação do ‘Jornal de 2ª’ já havia sido feito na década de 1990, graças aos esforços de Francisco de Assis Oliva, Sandro Vaia e do Ademir Fernandes, mas este fundo, infelizmente, perdeu-se. O que o Arquivo fez agora foi uma recuperação desta memória, deste que foi um jornal único em seus padrões. Era um jornal sem medo. Sem medo da corrupção, dos militares e da repressão política. Foi um jornal que conseguiu vitórias importantes, verdadeiros marcos. Dois bons exemplos foram a abertura de ações públicas contra empresas que se beneficiavam da corrupção e tiveram de devolver dinheiro aos cofres público e a mobilização social que o jornal conseguiu promover com quase três mil pessoas pela defesa da Serra do Japi, episódio muito bem documentado durante o período e que ganhou mídia nacional, com cobertura do Fantástico, e que também foi acompanhado pelos serviços nacionais de inteligência”, explicou o diretor do Departamento de Museus, Paulo Vicentini.
Além de compartilhar histórias e memórias do jornal, da cidade e das rotinas do Executivo e Legislativo municipais, Décio tratou de temas importantes para o Jornalismo, como como a diferença com o Entretenimento e a importância da liberdade, do trabalho em equipe, da apuração, da escuta e da elaboração correta das perguntas.
“Trouxe hoje uma mensagem sobre a importância de ser sério naquilo que se faz, e carregar tudo com amor e carinho. Enquanto jornalista, sempre pensei no respeito que devo ter ao cidadão brasileiro, pois é no Brasil que eu escrevo. E este respeito está ligado a tudo, desde a qualidade intelectual, até a igualdade e ao direito de que todos tenhamos vozes e que todos saibamos ouvir”, compartilhou Décio.
Localizado no Complexo Fepasa, o Arquivo Histórico é vinculado ao Departamento de Museus da UGC e tem como responsabilidade a salvaguarda e democratização do acervo documental e iconográfico do Município. Os munícipes em geral e pesquisadores interessados em consultar seu acervo podem solicitar agendamento por meio do telefone (11) 4589-6817 e do e-mail arquivohistorico@jundiai.sp.gov.br com os detalhes da solicitação.
O Arquivo é também atualmente um dos espaços de prestação de contrapartida colaborativa por parte dos jovens contemplados pelo Benefício Social Emergencial da Prefeitura, no restauro e catalogação de documentos de interesse histórico.
Também participaram da atividade formativa colaboradores de outros Departamentos da UGC, como Patrimônio Histórico e a Biblioteca Municipal Professor Nelson Foot, e integrantes do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural (Compac).
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
-
22/11/2024
Fábrica Japy recebe espetáculo “Robin Hood” da Cia. de Teatro neste sábado (23)
-
22/11/2024
Candidatas à Corte da Uva 2025 iniciam ensaios para a eleição de rainha e princesas
-
21/11/2024
Circuito Natal Luz de 2024 começa dia 2 de dezembro
-
21/11/2024
Duas ações culturais gratuitas acontecem neste sábado (23) na Biblioteca Nelson Foot
Baixe as fotos desta notícia na resolução original