HSV conta com leitos híbridos para atendimento exclusivo COVID-19

Publicada em 03/03/2022 às 11:27

A Prefeitura de Jundiaí, por meio do Hospital São Vicente de Paulo (HSV), promove nova readequação de leitos exclusivos para acompanhamento dos casos de síndrome gripal e COVID-19. A partir desta quinta-feira (03), estão disponíveis 26 leitos exclusivos, sendo 13 de Enfermaria e 13 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Até então, a instituição contava com 12 leitos descentralizados na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Vetor Oeste. A redução de 31% está alinhada com a queda nos números da pandemia, verificados com base no número de casos e necessidade de leitos por semana.

Segundo dados do HSV, a média móvel de internações nos últimos 14 dias (16/02 a 1º/03) foi de 2,07, no período anterior (02/02 a 15/02) foi de 5,21. Na comparação dos períodos, a redução foi de 60% na média móvel. Em 31 de janeiro a necessidade era de 81 leitos, no dia 18 de fevereiro eram de 53 leitos. Em número de casos a cidade também vive um momento de estabilidade. A média de positividade é de 20% em relação à quantidade de atendimentos realizados nos equipamentos exclusivos (PAs e Unidade Sentinela).

Descrição de imagem: Profissional de Saúde paramentado com uniforme e equipamentos de proteção como avental, máscara e óculos de proteção, realiza atendimento a paciente internado, deitado em cama hospitalar em quarto reformado do Hospital São Vicente de Paulo, com cobertor xadrez azul e cinza cobrindo as pernas.
Hospital São Vicente de Paulo (HSV) conta com estrutura de 26 leitos dedicados ao cuidado de pacientes com COVID-19

“Jundiaí conseguiu, com organização, planejamento e apoio da comunidade, superar mais um pico da pandemia. Essencial que todos continuem a colaborar com a adesão à vacinação e os cuidados individuais para evitar que os números voltem a subir”, comenta o prefeito Luiz Fernando Machado.

Dos 14 leitos da UPA Vetor Oeste, 12 estavam dedicados ao atendimento aos casos de COVID-19 desde o final do mês de janeiro de 2022. O equipamento funcionou como descentralização de leitos, facilitando o acesso da população daquela região. Além do cuidado para os pacientes com síndrome gripal, os atendimentos em demanda geral de Urgência e Emergência permaneceram em funcionamento durante todo o período. “Todos os atendimentos foram realizados nos serviços municipais de Jundiaí, mesmo durante os piores momentos da pandemia. Agora, é essencial que a população não deixe de se vacinar com as doses de reforço e de vacinar seus filhos, para conseguirmos bloquear a circulação do vírus”, comenta o gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), Tiago Texera.

Assessoria de Imprensa



Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/03/03/hsv-conta-com-leitos-hibridos-para-atendimento-exclusivo-covid-19/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original