Fab Lab participa da 1ª Semana do Empreendedorismo com oficina sobre robótica acessível

Publicada em 14/03/2022 às 17:41

O programa Escola Inovadora, desenvolvido pela Unidade de Gestão de Educação (UGE), e o Sesi participam da 1ª Semana do Empreendedorismo, promovida pela Prefeitura de Jundiaí, com a “Oficina: Conhecendo a Plataforma Arduino”, que será promovida no Fab Lab, nesta quinta-feira (17), das 18h às 20h.

Arduino é uma placa fabricada na Itália, utilizada como plataforma de prototipagem eletrônica, que torna a robótica mais acessível a todos. Durante o encontro, serão abordados conceitos básicos, como utilizar componentes eletrônicos, lógica de programação, sensores e tecnologia. Cada participante terá um kit em mãos e irá desenvolver o seu projeto. A oficina será totalmente prática.

“Apesar de contar com o atendimento aberto à população em horários específicos, a oficina promovida na 1ª Semana do Empreendedorismo é mais uma oportunidade e um convite para que as pessoas possam conhecer o Fab Lab. A ideia é a UGE mostrar o que é ser empreendedor em um Município que está trilhando seu caminho para se tornar uma cidade inteligente, além da população também poder conhecer um pouco da tecnologia que oferecemos na Escola Inovadora”, comenta o gestor-adjunto Institucional da UGE, Mário Eugênio Simões Onofre. 

DESCRIÇÃO DA IMAGEM
Foco está em um vidro, onde há uma adesivo de um robô em azul e embaixo está escrito Fab Lab Jundiaí. Pelo vidro é possível ver mesas, computadores e pessoas usando os equipamentos.
Oficina será no Fab Lab, o laboratório de prototipagem rápida para inovação e invenção

Estão disponíveis oito vagas para inscrição. Os interessados devem entrar em contato pelo telefone 4588-5377, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A oficina será presencial no próprio Fab Lab, que fica na rua Dr. Cavalcanti, 396 – Centro.

O Fab Lab é um laboratório de prototipagem rápida para inovação e invenção, que estimula o aprendizado maker e a educação investigativa. Inaugurado em 2018, o espaço visa romper barreiras e levar alunos, professores e comunidade a se conectarem com projetos inovadores do mundo todo. O Fab Lab é resultado de um convênio entre a Escola Inovadora, programa da UGE, e o SESI/SP, articulado pela Rede Jundiaí de Cooperação, órgão ligado à Unidade de Gestão de Governo e Finanças (UGGF).

Promovida por entidades que compõem o Comitê Força Tarefa, criado para alavancar a retomada da economia, e os integrantes do grupo do PDL (Programa de Desenvolvimento Local), a 1ª Semana do Empreendedorismo é organizada pela Prefeitura de Jundiaí de segunda (14) a sábado (19).

A programação conta com palestras, oficinas, lives, cursos de qualificação, rodada de negócios, feirão zera dívida, certificação digital, roda de diálogo, mesa redonda, MEU MEI: regularização, abertura e fechamento do MEI, entre outras ações.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/03/14/fab-lab-participa-da-1a-semana-do-empreendedorismo-com-a-oficina-conhecendo-a-plataforma-arduino/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original