Agronegócio e Saúde promovem Oficina de Kokedama na programação do mês das mulheres

Publicada em 16/03/2022 às 14:23

Em continuidade às ações promovidas em homenagem ao mês das mulheres, as Unidades de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT) e de Promoção da Saúde (UGPS) promoveram, na manhã de terça-feira (15), na UBS Corrupira, a Oficina de Kokedama – com plantas aromáticas e medicinais.

A oficina foi ministrada pela equipe da UBS pela farmacêutica Ana Paula Barcaro, coordenadora da farmácia Ana Claudia Jordão, enfermeiras e agentes comunitários de saúde da UBS Corrupira, juntamente com a Assistência Farmacêutica e Atenção Básica. 

O evento teve início com uma dinâmica de frases que cada participantes leu em voz alta. Em seguida, foi servido um café da manhã. “Montamos um dia especial, voltado às mulheres rurais”, explicou Ana Paula.

Durante o encontro, foi ensinada a técnica de kokedama, técnica japonesa de arranjo suspenso, que envolve a raiz da planta com uma bola de terra, depois coloca-se o musgo e amarra-se o barbante em toda essa bola. “Usamos plantas medicinais como a lavanda que, além de ser linda, pode ser utilizada como chá calmante, antiinflamatório e até mesmo um ótimo repelente. As agentes também ensinaram macramê para enfeitar a planta e deixar ainda mais bonita quanto suspensa”, contou Ana Claudia.

DESCRIÇÃO DA IMAGEM
Mulheres manipulam plantas, que estão em cima de uma mesa branca e longa.
Ação foi voltada para as mulheres no bairro rural Corrupira

“Eu gostei demais dessa oficina. Deu para aprender sobre as plantas medicinais. A equipe foi muito atenciosa”, contou Aparecida Tigre, produtora de uvas e moradora do Corrupira.

A ação foi promovida na UBS Corrupira. “A iniciativa foi um sucesso. Juntamente com a UBS, montamos uma ação para homenagear as mulheres rurais e ainda oferecer novos conhecimentos”, afirmou a diretora do Departamento de Agronegócios, Isabel Harder. 

“A oficina foi no Corrupira, uma escolha por ser um bairro na zona rural. Levamos novos conhecimentos para que essas produtoras possam aplicar no seu dia a dia e até mesmo, iniciar uma nova fonte de renda”, comentou o gestor da UGAAT, Eduardo Alvarez.

A programação em homenagem ao Mês da Mulher no Município conta com articulação da Assessoria de Políticas para Mulheres, da Unidade de Gestão da Casa Civil (UGCC). Confira todas as atividades realizadas.

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/03/16/agronegocio-e-saude-promovem-oficina-de-kokedama-na-programacao-do-mes-das-mulheres/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original