Escola Inovadora: EMEB dos Sonhos Prof. Anézio de Oliveira, reformada, é entregue às crianças

Publicada em 20/08/2022 às 16:49

Nem mesmo o frio da manhã de sábado (20), espantou a alegria das famílias que têm crianças matriculadas na Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) dos Sonhos Professor Anézio de Oliveira. Ampliada e revitalizada, a unidade recebeu investimentos de R$ 2,3 milhões provenientes do Programa Avança Jundiaí, aplicados em novas salas, impermeabilização, reformas de banheiros e a construção de um parque naturalizado. A solenidade de entrega contou com a participação de autoridades e moradores da região da Vila Marlene, além de homenagens à pessoas que fizeram ou fazem parte da história da unidade escolar.

“Esta é a 38ª unidade reformada com a ambiência da Escola Inovadora. As crianças, que norteiam as políticas públicas de Jundiaí, Cidade das Crianças, recebem uma escola com ambiência de qualidade, com equipe de educadores de excelência e qualidade de ensino para o pleno desenvolvimento, conectados com a natureza, com tecnologia de ponta e incentivo dentro e fora da sala de aula”, comentou o prefeito Luiz Fernando Machado.

O prefeito ainda destacou a importância da participação da família e dos cuidados no desenvolvimento das crianças. “Ler para as crianças é uma ação que desencadeia inúmeras formações cerebrais que farão a diferença para a vida adulta. As crianças de Jundiaí, que aprendem o inglês aos 4 anos, serão jovens preparados para enfrentar os desafios que terão no futuro”, lembrou.

Prefeito Luiz Fernando Machado ressaltou a importância das famílias e cuidadores no processo de desenvolvimento infantil

João e Maria, 11 e 8 anos, filhos de Aline Maria Ienne de Farias, estavam animados com a nova escola. Participaram das festividades e aproveitaram para brincar nos espaços desenhados para as brincadeiras ao ar livre. “Meus filhos estudam aqui desde os 5 anos. Acompanhamos todo o processo de reforma pois além de estudarem aqui, moramos ao lado. Está tudo maravilhoso”, comentou a mãe.

Com apenas um ano com filha Lorena, 5 anos, matriculada na unidade, Deise Prado Bispo elogiou o espaço e as atividades desenvolvidas a partir do Programa Escola Inovadora. “Minha filha fala muito sobre as atividades ao ar livre, na horta e em sala de aula. Com esse ambiente lindo, fica ainda mais estimulante para as crianças”, avaliou. A menina fez parte do grupo que apresentou , em libras, a canção de Kell Smith, “Era uma Vez”.

Em detalhes

Os investimentos na EMEB dos Sonhos são de R$ 2,3 mi, com recursos do programa Avança Jundiaí e contemplam a reforma e ampliação da escola com a remoção e substituição de revestimento das paredes; ampliação de quatro novas salas de aula; impermeabilização interna e externas das paredes; trocas de divisórias, portas e janelas; construção de novo anexo de banheiros; reforma de vestiários; revisão de telhados, calhas e rufos; revisão das instalações hidráulicas e elétricas; adequação de cozinha e pintura geral.

Outras novidades são um novo parque com brinquedos de madeira adaptados para as crianças de 4 a 11 anos (Educação Infantil II e Ensino Fundamental), faixa etária atendida pela escola além de brinquedos com água, fogo, escalada e areia. A aquisição de mobiliários de madeira para organização de ambientes de Arte e Biblioteca Escolar, além da construção de painel sonoro para estimulação sensorial, afetiva e cognitiva das crianças e a construção de horta orgânica e acessível completam o novo cenário da unidade, que conta com 20 árvores frutíferas e ornamentais para formação de um bosque.

“A ambiência escolar é primordial na educação de boa qualidade. Por meio das melhorias na infraestrutura das escolas, promovemos espaços mais organizados e ampliação de áreas externas para o desenvolvimento do desempaderamento da escola. A EMEB dos Sonhos está com novos espaços para oferecer a boa qualidade de educação de sempre para o desenvolvimento das nossas crianças potentes”, comenta a gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques.

Crianças fizeram apresentações para o prefeito Luiz Fernando Machado

A entrega da unidade contou com homenagens a funcionários que atuaram na unidade, pessoas da comunidade e ao patrono, professor Anézio de Oliveira, representado pelos filhos, netos e bisnetos. Seu filho, Júlio César de Oliveira, recebeu a homenagem e discursou em nome dos demais homenageados.

Ainda participaram da solenidade o vereador Marcelo Gastaldo, representando a Câmara Municipal, o vice-prefeito Gustavo Martinelli, o gestor de Governo e Finanças (UGGF) José Antonio Parimoschi, a gestora de Inovação e Relação com o Cidadão Maria Carolina Arvigo, o gestor de Promoção da Saúde (UGPS), Tiago Texera e representando a TVTEC, o diretor de planejamento Luiz Zago.

Mais fotos podem ser conferidas no Flickr da Prefeitura de Jundiaí.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/08/20/escola-inovadora-emeb-dos-sonhos-prof-anezio-de-oliveira-reformada-e-entregue-as-criancas/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original