SAMU otimizará serviço com nova base no Complexo de Segurança
Publicada em 04/10/2022 às 10:22A obra do Complexo de Segurança e Urgência e Emergência, na avenida Quartorze de Dezembro, alcança 25,28% da execução. O SAMU, que há 17 anos está em Jundiaí salvando vidas nas mais diversas situações, ganhará uma base mais estruturada e moderna, o que permitirá a otimização do serviço.
Com investimentos previstos de aproximadamente R$ 32 milhões, provenientes de financiamento junto ao BNDES, por meio do Programa Município Seguro, no terreno de 9.180m² também ficarão a nova sede da Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ), a Defesa Civil, o Centro de Controle Operacional (CCO) da Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT) e o Serviço de Atendimento a Pacientes Especiais e Crônicos (Saec) da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS). A previsão é que a entrega ocorra no final de 2023.
“Estamos trilhando o caminho de Cidade Inteligente em tecnologia em todos os setores. O complexo contará com diversas inovações em suas instalações e permitirá a integração das forças, o que dará eficiência maior aos atendimentos à população. Além disso, o espaço permitirá maior conforto aos colaboradores dos serviços”, ressalta o prefeito Luiz Fernando Machado.
O SAMU ficará em área de 765,70 metros quadrados, juntamente com o Saec. Para o médico coordenador, Mário Jorge Kodama, além da integração com outros órgãos ligados à segurança, a localização estratégica da nova base permitirá o acesso tanto a região central como aos bairros mais afastados com maior agilidade. Outra vantagem é que a sede ganhará um espaço mais amplo e seguro, seguindo as premissas previstas pelo Ministério da Saúde.
“Essa mudança será muito importante e vai otimizar o nosso serviço”, ressalta. “O tempo resposta irá melhorar bastante devido à localização estratégica da nova base, inclusive com a possibilidade de deslocamento através das rodovias que cortam o Município. Além disso, o fato de estarmos juntos aos órgãos de segurança agiliza os acionamentos, pois muitas vezes precisamos de suporte deles para o atendimento. A proximidade com a Defesa Civil, é outro benefício, uma vez que poderá nos auxiliar na tomada de medidas preventivas, por exemplo, no caso de uma mudança climática”, elenca o coordenador.
Referência
Referência para a região, o SAMU de Jundiaí conta com 115 colaboradores, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, motoristas/socorristas e operadores de rádio. A frota – renovada recentemente – está com cinco Unidades de Suporte Básico (USB) e uma Unidade de Suporte Avançado (USA), equipadas com tablets conectados aos sistemas de registro de atendimento e de georreferenciamento, tecnologias que permitem o acompanhamento das ocorrências em tempo real. Por mês, a equipe realiza em torno de 1.600 atendimentos.
“Nesse novo espaço, conseguiremos garantir eficiência maior aos atendimentos de urgência e emergência do Município. É um investimento importante para serviços considerados exemplos”, comenta o gestor de Promoção da Saúde, Tiago Texera.
As obras do Complexo de Segurança e Urgência e Emergência podem ser visualizados, em tempo real, através do link “Observatório Jundiaí” – que está na página da Prefeitura –na aba Segurança Municipal/entregas.
Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ
-
14/11/2024
Saúde mental: iniciativas de Jundiaí são apresentadas em congresso brasileiro
-
14/11/2024
Gestores fazem vistoria final no CIES antes da entrega
-
12/11/2024
Novembro Azul: UBS Maringá leva informação e cuidado para bares do bairro
-
11/11/2024
Dengue e Covid-19: vacinas estão disponíveis nas UBSs e Clínicas da Família
Baixe as fotos desta notícia na resolução original