Atividades culturais gratuitas marcam feriado na Fábrica das Infâncias e Biblioteca Municipal

Publicada em 12/10/2022 às 16:31

O feriado teve sabor de felicidade desde cedo, com as atrações culturais gratuitas programadas pela Prefeitura, por meio do programa municipal Jundiaí Cidade das Crianças. Em comemoração ao 12 de Outubro – Dia das Crianças, famílias prestigiaram ao lado dos filhos diversas brincadeiras e apresentações.

Na Fábrica das Infâncias Japy, os pequenos se divertiram com as atividades propostas pelo grupo Amorah, com foco em recreação e vivências lúdicas, resgatando brincadeiras tradicionais, como pular corda, amarelinha, pega-pega e roda cantada.

Henrique, de 5 anos, escolheu a programação da Fábrica das Infâncias para comemorar a data

“Essa é a ideia do brincar livre, por isso fazemos questão de incluir os cuidadores, geralmente os pais, para que vivenciem essas experiências junto às crianças, o que as deixa ainda mais confortáveis”, explicou Benito Cristofani, coordenador pedagógico do grupo Amorah, citando a importância da interação e incentivo ao aprendizado.

Aline Ravelli Moretto, que já conhecia a Fábrica das Infâncias, levou o filho Enzo, de 2 anos e 7 meses. “Soube da programação pelas redes sociais”, comentou. Raquel Vieira também participou com o filho Henrique, de 5 anos, lembrando que ao acessarem o site da Cultura e conferirem as atrações, Henrique fez a escolha. “Gosto muito de brincar de bola e aqui está uma delícia”, disse o garoto, com sorriso estampado e pés descalços.

Enzo, que tem 2 anos e 7 meses, participou atento das atividades e brincadeiras

Fernanda e Rafael Massola, com a filha Helena, de 3 anos, se encantaram com a magia do espaço. “Viemos exatamente para ter essa experiência em grupo, dando ainda mais leveza ao Dia das Crianças. A alegria deste dia para elas é brincar e ficar em família”, frisou Fernanda.

Além de participarem da programação, os visitantes prestigiaram o mobiliário cênico da Fábrica, baseado nos conceitos da Rede Urban95, com os temas “Rios Flutuantes”, referência aos canais fluviais da cidade, e “Fios que tecem”, em homenagem à atividade fabril têxtil já desenvolvida no espaço.

Fernanda e Rafael Massola, com a filha Helena, de 3 anos: experiência em grupo, com leveza e alegria

Biblioteca Municipal

Na Biblioteca Municipal Professor Nelson Foot, visitantes participaram da atividade “Brincadeiras musicadas”, com o músico Gabriel Pereira e a contadora de histórias Luiza Bitencourt, que apresentaram brincadeiras com cantigas populares e a confecção de instrumentos de percussão. “Criamos objetos sonoros para brincar com músicas, dando ênfase à percepção e ao ritmo”, celebrou Luiza.

Na sequência, foi a vez da Cia. Tramp de Palhaços apresentar o espetáculo “A Refeição”. A apresentação solo contou a história de Filomeno, um vendedor de pipocas de porta de teatro, que tem o sonho de conhecer o palco e por sua rotina de trabalho, sempre faz suas refeições de um jeito atrapalhado e adaptado. “O espetáculo já tem quatro anos, somando cerca de 50 apresentações”, sinalizou o ator e produtor Luan Silva.

Evelyn Silva e Bela Flor, mãe e filha, prestigiaram as duas apresentações. “Fiz questão de conferir antes a programação e acertamos, pois estamos amando”, destacou Evelyn. Além das comemorações realizadas especialmente neste feriado, também estão previstas outras atrações gratuitas ao longo da semana, preparadas pela Unidade de Gestão de Cultura (UGC).

Evelyn Silva e Bela Flor, mãe e filha, prestigiaram as apresentações na Biblioteca

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/10/12/atividades-culturais-gratuitas-marcam-o-feriado-do-dia-das-criancas/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original