Jundiaí é sede de Torneio Nacional das Olimpíadas Especiais Brasil (OEB)

Publicada em 04/11/2022 às 17:30

Desde quinta-feira (03) até o próximo domingo (06), Jundiaí será sede do Torneio Nacional das Olimpíadas Especiais Brasil (OEB) com as modalidades basquete 3×3, tênis, vôlei de praia, bocha, atletismo, salto em distância e arremesso de peso. Os jogos estão sendo disputados no Mundo das Crianças, local onde também será feita a disputa de Beach Tennis, CECE Dr. Nicolino de Lucca (Bolão) e no Sesão.

Segundo Carlos Magno (59), responsável pela bocha no evento, as participações são para valer, mas que também foi uma forma de teste para saber em qual categoria cada atleta disputaria. “Hoje, sexta-feira (04), as participações dos atletas já podem ser consideradas uma competição. Depois de avaliarmos cada um deles, conseguiremos saber quem está mais avançado que o outro em determinado esporte”, disse.

Ac competição classificará atletas para a disputa da olimpíada, em Berlim, na Alemanha, 2023, em junho de 2023. ”Serão selecionados 7 grupos. Esses grupos contam com atletas de características e performances diferentes; os primeiros colocados de cada grupo serão selecionados para disputar a competição em Berlim no ano que vem. É uma regra da competição, é assim no mundo inteiro”, completou.  

Atletas competem até domingo pelo Torneio, em Jundiaí

Também participam do Torneio atletas da Bahia, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo, além de convidados do Pernambuco, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

“É de extrema importância a prática de esporte para pessoas com deficiência, seja para a autoestima, inclusão, convívio social e, é claro, para a saúde”, comentou Midiã Moreira, chefe de delegação do estado do Rio de Janeiro.   

De Jundiaí, participam 400 pessoas, entre atletas e técnicos, para a disputa por vagas para a competição de Berlim. “Jundiaí conta com o Programa de Esportes e Atividades Motoras Adaptadas (PEAMA) que proporcionam a inclusão desses atletas. Temos tradição no campeonato”, comenta o diretor de Esportes Adaptados da UGEL, César Munir.

Na noite desta sexta, às 19 horas, o Teatro Polytheama sediará a abertura oficial do evento, com uma apresentação da 10ª Mostra de Dança do PEAMA (Programa Especial de Atividades Motoras Adaptadas).

Assessoria de Imprensa


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/11/04/jundiai-e-sede-de-torneio-nacional-das-olimpiadas-especiais-brasil-oeb/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original