Retrospectiva 2022: Em seis anos, Funss já ofertou mais de 25,5 mil vagas em cursos

Publicada em 22/12/2022 às 16:00

As aulas de artesanato que ensinaram Ana Lucia Bertoni a confeccionar anjos de natalinos também foram uma boa pedida para a dona de casa lucrar neste final de ano. Isso porque as peças elaboradas por ela durante o aprendizado já foram adquiridas por uma pessoa da família. “Eu comentei que estava aprendendo e, na mesma hora, ela me disse que tinha o interesse em comprar. Fiquei muito contente”, disse.

De acordo com a professora do Fundo Social, Alessandra Ferreira, o material para a elaboração de três peças custa, em média, R$ 40. Depois de pronto e finalizado, o kit com três anjos de Natal pode ser comercializado por até R$ 120: “Muitas alunas chegaram aqui sem saber colocar uma linha na agulha. Outras, sequer acreditaram que conseguiriam elaborar uma peça como esta até o final. É lindo ver que elas conseguem uma renda extra a partir do que aprenderam aqui”.

A partir do curso, Ana Lucia conseguiu renda extra com a venda de anjos natalinos feitos à mão

Em 2022, de fevereiro a dezembro, o Fundo Social de Solidariedade de Jundiaí (Funss) disponibilizou 2.516 vagas gratuitas em cursos de qualificação profissional. Destas, 1.915 foram para capacitações presenciais, na sede do Funss, e 601 vagas descentralizadas aos bairros mais afastados da região central. Os números consolidam a vocação do Fundo Social que, nos últimos seis anos, somou 25.516 vagas gratuitas ofertadas em diferentes cursos.

De acordo com a presidente do Funss, Vanessa Machado, buscam pelos cursos gratuitos oferecidos pela unidade pessoas que almejam uma recolocação no mercado de trabalho, uma nova profissão e, principalmente, o empreendedorismo. “Além de formações que exigem investimento inicial baixo e têm capacidade de geração de renda rápida, como Manicure e Pedicure, Designer de Sobrancelhas, Eletricista, Costura Criativa e Gastronomia, o Fundo Social também está atento às exigências e necessidades do mercado de trabalho, como é o caso das turmas de Cuidador de Idosos”, explicou a primeira-dama.

Para o próximo ano, a diretora do Funss, Francine Picardi, adianta que haverá opções para todos os gostos e objetivos: “Nossa equipe já dedica seus esforços para a elaboração de uma grade de cursos atrativa e que contribua cada vez mais com o fortalecimento das famílias e o seu protagonismo social”.

Em 2023, a pré-inscrição para novas turmas seguirá totalmente digital e feita por meio de formulários Google. Para participar, o interessado deve acessar o link referente à turma pretendida e preencher a ficha de intenção de participação. O critério de seleção e formação das turmas é a ordem de envio destas informações. A divulgação das capacitações ocorre, antecipadamente, pelos canais oficiais da Prefeitura de Jundiaí e do Fundo Social, na internet.

O endereço do Fundo Social de Solidariedade é o Parque da Uva e o acesso é pela avenida Dona Manoela Lacerda de Vergueiro, s/n, portão 03, bairro Anhangabaú. O funcionamento da unidade é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, exceto feriados. Informações pelos telefones (11) 4589-6319, 4589-6320, 4589-6322.

Assessoria de Imprensa

Foto: Fotógrafo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/12/22/retrospectiva-2022-em-seis-anos-funss-ja-ofertou-mais-de-255-mil-vagas-em-cursos/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original