TVTEC sedia encontro sobre Plano Municipal de Desenvolvimento

Publicada em 02/02/2023 às 16:38

Um grupo de profissionais da economia criativa e de mulheres empreendedoras estiveram nesta quinta-feira (2) na sede da Fundação Escola TVTEC Jundiaí (FTVTEC) para participarem do nono encontro do Plano Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Internacionalização de Jundiaí (PDEII). Promovido pela Prefeitura de Jundiaí e pela Unidade de Gestão de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, o objetivo é levantar questões ligadas ao desenvolvimento econômico, a inovação e a projeção nacional e internacional do município.

Sob a coordenação da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), o trabalho deve ser concluído entre agosto e setembro seguido de seminário com a participação dos munícipes. “Ressaltamos aqui a importância de Jundiaí dentro do cenário estadual. Estar entre as 20 melhores cidades não é para qualquer, porém não basta apenas uma cidade ser rica, é preciso capacidade para distribuir a renda de forma correta”, enfatiza o mestre e doutor em Sociologia da FESPSP, Paulo Silvino Ribeiro.

Mestre e doutor em Sociologia da FESPSP, Paulo Silvino Ribeiro participou do encontro

Durante a abertura dos trabalhos, o gestor de Desenvolvimento Econômico, Cristiano Lopes, explicou a importância da participação da sociedade quando se trata de traçar planos e estratégias para o desenvolvimento do município. “Na montagem do plano identificamos o que é preciso para deixar o ambiente mais favorável. O que fazer para que Jundiaí continue avançando e se tornar uma cidade melhor e mais produtiva. Para isto contamos com a participação dos munícipes.”

Oportunidade de conversas
A superintendente da FTVTEC, Mônica Gropelo, diz que ao fazer o diagnóstico do município por meio dos encontros mostra o quanto a administração tem se preocupado em ouvir a comunidade. “Ao fazer este chamamento, os gestores mostram que nossa cidade é organizada, mas é preciso organizar as demandas. Quero agradecer em nome de toda equipe TVTEC a escolha para sermos um ponto destes encontros.”

Para os participantes, as discussões coletivas são importantes em qualquer segmento. O Galpão Criativo, espaço público e gratuito inaugurado no dia 21, foi um dos temas abordados, em especial por ter dado oportunidade para que pessoas da economia criativa pudessem expor e vender seus trabalhos sem burocracia.

“Temos que ter as portas abertas para mostrar nosso trabalho. O empreendedor precisa ter mais espaços no município e a TVTEC nos ajudou”, lembra a artesã Júlia de Freitas Restino.

Participantes aprovaram encontro para difusão de conhecimento

A Relações Públicas Jac Dias lembrou que unir os esforços pode ajudar a alavancar mais mais visibilidade dos empreendedores. “Sabemos das dificuldades em chegar certos pontos, mas é preciso organização para que possamos ser conhecidas e termos acesso em feiras e eventos.”

Ainda participaram do encontro a mestre em Gestão de Políticas Públicas pela USP, Helena Grundig, e o mestre em Ciências de Dados, Rafael Diniz. Os próximos grupos a serem ouvidos são de Cultura, Legislativo e Inovação e Startup ainda com datas a serem definidas.

Texto e Imagem: TVTEC


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/02/02/tvtec-sedia-encontro-sobre-plano-municipal-de-desenvolvimento/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original