Emoção marca entrega da 300ª cadeira de rodas em parceria com igreja
Publicada em 02/03/2023 às 16:29Aos 80 anos, dona Alcemina Molena, moradora na região da rua do Retiro, recebeu uma nova cadeira de rodas para substituir a antiga, que era pesada e de difícil manuseio. Agora, com um equipamento feito sob medida, está radiante com a possibilidade de poder dar seus passeios pelo bairro com maior autonomia. “Essa cadeira é linda, leve, confortável e vai ajudar muito. Minha irmã perdeu a mobilidade por conta de um AVC, sofrido em junho do ano passado”, contou a irmã, Floriza Molena.
A idosa foi uma das 300 pessoas assistidas pelo Núcleo de Assistência à Pessoa com Deficiência (NAPD) da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) a receber uma cadeira de rodas não adaptada a partir de parceria firmada com a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Além da entrega dos equipamentos, a parceria – viabilizada pela Rede Jundiaí de Cooperação, órgão da Unidade de Gestão de Governo e Finanças (UGGF) – contou com formação para os profissionais da Saúde da cidade para a correta prescrição do equipamento.

“A Saúde é prioridade na gestão do Prefeito Luiz Fernando Machado e parcerias como essa são essenciais, pois possibilitam maior agilidade e ampliação nos atendimentos prestados à população, pois conseguimos ampliar o uso dos recursos”, comentou o gestor de Governo o Finanças (UGGF) José Antonio Parimoschi.
Representando a igreja, Fábio Móttola, responsável pelo desenvolvimento do projeto de distribuição de cadeiras de rodas no Brasil, destaca a importância da ação desenvolvida em Jundiaí. “Somos gratos por servir. Jundiaí desenvolveu o trabalho da parceria com excelência. Temos interesse em estabelecer novas frentes para o atendimento de outras necessidades”, adiantou.
Avanços
Para o gestor de Promoção da Saúde (UGPS) Tiago Texera, a eliminação da fila de espera para cadeiras para pacientes com controle de tronco foi um grande aporte para a cidade. “Tínhamos 300 pessoas no aguardo para esse equipamento. Conseguimos eliminar a fila e estamos com mutirões especiais para o atendimento das demandas de maior complexidade”, comentou o gestor, que aproveitou o momento para adiantar que o NAPD terá novo endereço a partir de maio.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
-
31/03/2025
Yoga auxilia pacientes da UBS Morada das Vinhas
-
30/03/2025
Saúde estimula combate à obesidade com ações nas UBSs e Clínicas da Família
-
29/03/2025
Dengue e Febre Amarela: profissionais da RMJ participam de capacitação
-
26/03/2025
Prefeitura inicia a campanha “Xô dengue”
Baixe as fotos desta notícia na resolução original