Pinacoteca recebe “Mulheres que ajudaram a construir a história de Jundiaí”
Publicada em 07/03/2023 às 13:42A Prefeitura de Jundiaí, por meio das Unidades de Gestão de Cultura (UGC) e da Casa Civil (UGCC) – Assessoria de Políticas para as Mulheres abre nesta quarta-feira, dia 08 de março, Dia Internacional da Mulher, às 19h30, na Pinacoteca Diógenes Duarte Paes, a exposição “Mulheres que ajudaram a construir a história de Jundiaí”.
Com curadoria de João Borin, a mostra homenageia 29 mulheres, nascidas ou acolhidas na cidade, pertencentes aos mais variados segmentos da sociedade, que em sua área de atuação em muito contribuíram para a construção da história de Jundiaí.
Por meio de fotos e referências oriundas de diversas fontes, como o Arquivo Histórico, acervos particulares, os jornais da Cidade e Jundiaí, o Portal JundiAqui, revistas da Academia Feminina de Letras e Artes de Jundiaí (AFLAJ), o Cemitério Municipal Nossa Senhora do Desterro e Enciclopédia Cultural de Paula – a exposição foi montada e poderá ser visitada até o dia 09 de abril, com entrada gratuita.
“Mulheres que ajudaram a construir a história de Jundiaí” é uma exposição que vai contar ao visitante um pouco das histórias das homenageadas, é uma maneira para que sejam lembradas pelas novas gerações. São memórias de mulheres que venceram sendo o que elas queriam. Carregam em comum uma ligação especial com Jundiaí, seja enquanto sua cidade natal, seja como lugar escolhido para formar família, mostrar o que sabiam, ensinar ou, simplesmente, viver.
Para João Borin, realizar a curadoria dessa exposição lhe possibilitou perceber durante o trabalho que conhecia muitas das mulheres cujas histórias estava pesquisando. “Elas foram mulheres que fizeram parte da minha vida, como professoras, amigas, inspiradoras. Mulheres fabulosas com as quais convivi e pelas quais tenho a gratidão por poder resgatar suas memórias e levá-las até o público, para que ele também leve esse conhecimento para frente” finalizou Borin.
As homenageadas
As mulheres homenageadas na exposição são: Anna Luiza Fagundes, Sonia Cintra, Tia Custódia, a escrava; Olga de Brito, Dona Léta Bárbaro, Elza Bonilha, Jandyra de Oliveira Souza, Anna Fioravanti, Deolinda Copelli, Adelaide Molina, Diva Saraiva, Mariazinha Congílio, Jorosil, Rute Sirilo, Chãins Duarte, Haydée Mojola, Glória Rocha, Semíramis Mojola, Eloísa Mafalda, Zuleika Sucupira Kenworthy, Juçara Pimenta, Fernanda Milani, Irede Cardoso, Tereza Sciamarelli, Irmã Carmem, Dona Aninha (Ana Pinto Duarte Paes), Josette Feres, Neide Carlos Pereira e Magali Cardoso.
A Pinacoteca está localizada no Centro Jundiaiense de Cultura “Josefina Rodrigues da Silva (Jorosil), à rua Barão de Jundiaí, 109 – Centro. O local fica aberto à visitação de terça-feira a domingo, inclusive nos feriados, das 10h às 17h. A entrada é gratuita.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação
-
24/11/2024
Festa da Uva 2025: Rainha e Princesas serão escolhidas na terça-feira (26)
-
23/11/2024
Jundiaí celebra a literatura e premia 20 escritores em concurso
-
22/11/2024
Fábrica Japy recebe espetáculo “Robin Hood” da Cia. de Teatro neste sábado (23)
-
22/11/2024
Candidatas à Corte da Uva 2025 iniciam ensaios para a eleição de rainha e princesas
Baixe as fotos desta notícia na resolução original