Alunos da UNICAMP apresentam propostas socioambientais para o Jardim Tamoio

Publicada em 07/03/2023 às 16:24

Gestores e representantes de diversos setores da Prefeitura de Jundiaí receberam nesta terça-feira (7), no Paço Municipal, uma equipe formada por quatro alunos do 5º ano e um professor do curso de Geologia da Universidade de Campinas (UNICAMP), que criaram uma proposta com uma série de ações socioambientais para as áreas que sofrem com deslizamentos provocados pelas chuvas no Jardim Tamoio. O gestor da Casa Civil, Gustavo Maryssael, foi quem representou o prefeito Luiz Fernando Machado e comandou o encontro, que faz parte do Projeto de Extensão da universidade.

As propostas sugerem uma parceria entre a Universidade, Poder Público e comunidade local para implantação de medidas que visam melhorias na segurança e na qualidade de vida dos moradores daquela região. “Temos alguns casos de sucesso como exemplo e, para que as ações realmente sejam efetivas, precisamos trabalhar junto à comunidade e ouvir quais suas sugestões e o que eles têm a dizer para chegar na melhor solução para todos os lados”, comenta o professor de Geologia Urbana, Alfredo Borges de Campos.

“Para nós, ideias como estas são ótimas e podem, inclusive, se tornarem uma política permanente na cidade. Devemos agora executar os próximos passos, que consistem em formalizar a proposta e, principalmente, conquistar o apoio para os moradores, mostrando a eles que as ações trarão melhorias importantes”, aponta o gestor Maryssael.

Gestores discutem ações para melhorias no Jardim Tamoio

Entre as ações sugeridas estão a criação de um Mapa de Risco de Deslizamentos, Oficina para a elaboração de um Mapa Comunitário, Oficina de Maquetes Interativas para estudos da região, Oficina para Uso Sustentável das Encostas, Medidas de Segurança e Saúde Pública nas Encostas e criação de um Sistema de Alerta de Deslizamentos. Os apontamentos feitos pelos alunos Izabela Chiarato, Julia Vieira Santo, Leonardo da Silva e Pedro Henrique Hokama foram muito bem vistos e elogiados pela equipe da Prefeitura.

A Fundação Municipal de Ação Social (FUMAS) será a responsável por encabeçar a parte prática do projeto. “Estamos realizando ações parecidas no Jardim São Camilo, em parceria com empresas privadas e em conjunto com a comunidade local. Para alcançarmos resultados efetivos, devemos primeiro ouvir os moradores e entender quais são suas necessidades”, comenta José Galvão Braga Campos, o Tico, superintendente da FUMAS.

E a Defesa Civil de Jundiaí também terá parte importante na proposta. “Devemos ressaltar que trata-se de uma ação conjunta, de diversos setores da Prefeitura e a comunidade, e que essa interação entre as unidades e a população é fundamental para alinharmos as ideias e unirmos todos os pontos necessários”, comenta o Coronel João Osório Gimenez Germano, coordenador da Defesa Civil de Jundiaí.

Professor e alunos da UNICAMP apresentam propostas para o Jardim Tamoio

Assessoria de Imprensa
Fotos: fotógrafo da PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/03/07/alunos-da-unicamp-apresentam-propostas-socioambientais-para-o-jardim-tamoio/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original