Nova UBS São Camilo tem atividade para mulheres com a equipe da Casa Sol

Publicada em 09/03/2023 às 12:10

Como parte da programação temática em comemoração do Mês da Mulher, a Nova Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim São Camilo promoveu nesta quarta-feira (08) uma palestra sobre o enfrentamento à violência contra a mulher. Para tratar do tema com as cerca de 30 usuárias da Estratégia de Saúde da Família (ESF) presentes, a atividade contou com presença da equipe da Casa Sol, que explicou sobre o serviço e deu orientações em geral.

“Em nossas reuniões semanais de equipe, identificamos que o tema seria relevante para abordagem nesta atividade temática. Então buscamos os serviços oferecidos pela Prefeitura e chegamos até a Casa Sol”, comentou a medica de Saúde da Família na UBS, drª Thamires Pontian.

Atividade foi realizada na sala de grupo da Nova UBS

A Casa Sol é um serviço vinculado à Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS) e que se trata de um abrigo destinado ao acolhimento de mulheres vítimas de violência e sob ameaça de morte por parte de seus agressores. Instalada em local sigiloso de Jundiaí, a Casa Sol do Município completou esta semana 17 anos desde a sua instalação. O serviço está presente em somente cerca de 140 dos mais de 5,5 mil Municípios brasileiros.

A apresentação ficou por conta da equipe da Casa Sol, representada pela gerente do serviço, a assistente social Sileni dos Santos, e da psicóloga Roberta Fioresi. Sileni fez um balanço positivo da atividade. “Estar nestes espaços e promover esta troca de experiências são fundamentais para o enfrentamento à violência contra a mulher. Minha fala hoje resume um sentimento de gratidão”, comentou.

Frequentadora assídua das atividades das UBS do bairro, Lizette Dias Rogonha foi uma das participantes do encontro. “Eu soube desta atividade através da minha filha. Atividades como esta são muito importantes. Felizmente, a violência doméstica não é uma realidade na minha casa. Mas é sempre bom participar, para compartilhar conhecimento e experiências”.

Lizette destacou a importância da participação das mulheres e compartilhamento de conhecimento

Sileni também externou a possibilidade de apresentar o serviço em outros espaços. “Temos realizado atividades em que a nossa equipe apresenta o serviço em equipamentos municipais, instituições e empresas”.

Mais Mês da Mulher
A Prefeitura, por meio da Assessoria de Políticas para as Mulheres da Unidade de Gestão da Casa Civil (UGCC), preparou uma série de atividades para tratar do tema. A programação completa pode ser conferida no site.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/03/09/nova-ubs-sao-camilo-tem-atividade-para-mulheres-com-a-equipe-da-casa-sol/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original