Comitê discute novas ações do Plano Municipal de Prevenção da Automutilação e do Suicídio
Publicada em 10/03/2023 às 18:25O Comitê Permanente de monitoramento do Plano Municipal de Prevenção da Automutilação e do Suicídio esteve reunido, nesta semana, para discutir o desenvolvimento de novas atividades e políticas públicas relacionadas ao tema. As ações são uma continuidade do desenvolvimento do Plano, que teve a atualização da Cartilha da Prevenção do Suicídio lançada em dezembro de 2022. A iniciativa é da Unidade de Gestão da Casa Civil (UGCC), em parceria com outras Unidades de Gestão e instituições municipais.
Nesta reunião estiveram presentes, além dos membros do comitê, representantes da Unidade de Gestão da Casa Civil (UGCC), de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS), Inovação e Relação com o Cidadão (UGIRC), Promoção de Saúde (UGPS), Governo e Finanças (UGGF), Educação (UGE), Companhia de Informática de Jundiaí (Cijun), Diretoria Regional de Ensino, Polícia Civil e Centro de Valorização da Vida (CVV). O vereador Faouaz Taha, autor da Lei que instituiu a “Campanha de Valorização da Vida e Prevenção ao Suicídio”, também compareceu.
Dentre as principais pautas debatidas, destaque para o avanço na elaboração do Protocolo Clínico para detecção de risco e manejo da crise suicida, a apresentação do protótipo funcional do aplicativo que facilitará a discussão e novas pesquisas com as instituições municipais, além da apresentação do Projeto de Lei 13873/2022 atualizado com novas ações programáticas, com as alterações solicitadas pelo Comitê. Ainda serão desenvolvidas campanhas de comunicação e cards mensais nas mídias sociais oficiais, com informações sobre a importância dos cuidados emocionais, estratégias para escuta qualificada e pontos de atenção para as pessoas que apresentam sofrimento psíquico
“O poder público de Jundiaí tem atuado de forma incisiva nos cuidados com a saúde mental da população. Acreditamos que os reflexos pós-pandemia serão cada vez mais intensos e por isso criamos diretrizes que atuem de forma preventiva com as pessoas”, comenta o Gestor da Casa Civil, Dr. Gustavo Maryssael.
“Temos realizado uma série de ações que visam prestar um serviço de excelência na prevenção do suicídio e na promoção da saúde mental. A união do poder público com outras instituições e com a sociedade civil é fundamental na criação de políticas públicas precisas”, avalia o Presidente do Comitê e Assessor de Políticas Públicas de Direitos Humanos, Paulo Fernando de Almeida.
Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
-
03/07/2024
Visita às obras de Jundiaí exige acompanhamento de fiscais
-
15/06/2024
Atividade de yoga reúne centenas de praticantes no Parque da Cidade
-
14/06/2024
Empresas são certificadas com ‘Selo Empresa Amiga dos Direitos Humanos’
-
12/06/2024
Prefeitura lança protocolo clínico de detecção de risco e manejo da crise suicida
Baixe as fotos desta notícia na resolução original