Acessibilidade de Nova UBS é premiada em Congresso Estadual

Publicada em 26/03/2023 às 15:20

O projeto piloto de acessibilidade implementado na Nova UBS Comercial, em 2021, que incorpora, além das rampas, banheiros adaptados e piso tátil, também dispositivos para acesso a deficientes visuais com leitura em braille, foi premiado durante o 36º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (Cosems), realizado na última semana, em Águas de São Pedro. Jundiaí apresentou quatro trabalhos e dois foram premiados. A cidade alcança três anos consecutivos com a premiação estadual.

Com o título “Dando voz a quem não consegue enxergar’ – foi eleito por voto popular – é um projeto desenvolvido pela gerente de projetos da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), Graziela Brant e as assistentes administrativas do Núcleo de Entregas da UGPS, Alessandra Melo Lima e Gislaine dos Anjos Rosa com a implantação de mapas e placas com identificação em braille. A demanda foi encaminhada pelo Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMPD) e Conselho Municipal da Saúde (Comus) desenvolvido multiplataforma com a Saúde, Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP) e usuários da Nova UBS Comercial.

DESCRIÇÃO DE IMAGEM: foto da saída de consultório. Médica vestida com jaleco branco e usando esteroscópio no pescoço, acompanha paciente com deficiência visual Ivanilde Oliveira de Jesus que usa bengala e veste camisa laranja, calça preta e máscara branca
Placas em braille estão dispostas nas indicações dos serviços prestados

“Após a finalização dessa experiência aprovada pela população, a UGPS tem replicado este projeto para outros equipamentos de Saúde. Até o momento, além da Nova UBS Comercial outros seis equipamentos de saúde contam com esses recursos: as Novas UBSs Agapeama, Santa Gertrudes, Retiro, Clínica da Família Hortolândia, Unidade de Apoio Hortolândia e Unidade Marechal. Além disso, outras unidades de gestão do município se sensibilizaram quanto a importância da autonomia das pessoas com deficiência visual e estão se mobilizando para adequar seus serviços”, destaca a gestora de projetos.

“Este é o terceiro ano consecutivo que Jundiaí recebe a premiação máxima no Cosems. Além de ser um orgulho para os profissionais que participam, também é para a população, que tem a sua assistência reconhecida entre os mais de 600 municípios paulistas”, comenta o gestor da UGPS, Tiago Texera.

Melhoria

Para a pessoa com deficiência visual Dalva de Jesus Monteiro, que é usuária da Nova UBS Comercial e também integrante dos Conselhos Municipais da Pessoa com Deficiência e do Municipal de Saúde, as medidas de acessibilidade agregam qualidade aos serviços. “A leitura em braille a partir das placas dispostas nas entradas das salas, direcionadas pelo piso tátil, garante autonomia. Saber que está sendo implantado nas demais unidades é muito importante, pois mostra o quanto a gestão está sensível às nossas necessidades”, comenta.

DESCRIÇÃO DE IMAGEM: entrada da 
Nova UBS Comercial, com placa onde está escrito o nome da unidade, abaixo, bancos para as pessoas sentarem e aguardarem a entrada na unidade
Além da acessibilidade com rampas e piso tátil, projeto implantou placas e mapas para a leitura em braille

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/03/26/acessibilidade-de-nova-ubs-e-premiada-em-congresso-estadual/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original