Orgânicos da merenda escolar são oferecidos no Encontro Cidade das Crianças
Publicada em 23/03/2023 às 18:45Durante o 1º Encontro Brasileiro de Cidades das Crianças e o Fórum Internacional das Infâncias, que reuniu representantes das Redes de Cidades das Crianças e Urban95, foram servidas aos participantes diversas opções de alimentos orgânicos plantados e oferecidos nas escolas municipais da Prefeitura de Jundiaí.
No cardápio, bolo de cenoura com cacau e vinagreira, suco de maçã com azedinha, além de sanduíches com patês à base de legumes, os mesmos alimentos servidos na merenda escolar para os cerca de 38 mil estudantes da rede pública. Principalmente contendo as PANCs (plantas alimentícias não convencionais), que têm como características o sabor, a textura e a grande quantidade de nutrientes. No Encontro, os participantes de mais de 67 municípios de 14 estados conheceram a alimentação balanceada e orgânica oferecida aos alunos.
“Jundiaí é a Cidade das Crianças e a alimentação saudável é a base para o desenvolvimento infantil. A segurança alimentar, reforçada com produtos in natura e sem agrotóxico, contribui para a saúde das nossas crianças desde a primeira infância”, ressalta o prefeito Luiz Fernando Machado.
Atualmente, o Vale Verde tem produção em escala de mais de 30 tipos de hortaliças convencionais e PANCs. Nos últimos meses, a área plantada nas escolas foi ampliada em 337%, passando de 8 mil m² para 35 mil m².
O projeto Inova na Horta está presente em 100% das EMEBs e faz parte do programa Escola Inovadora. Para o ano letivo de 2023, o objetivo da iniciativa é promover não só uma alimentação mais saudável na merenda escolar, como também promover conhecimentos sobre sustentabilidade e meio ambiente aos alunos da rede municipal de ensino. Na horta da EMEB Marina de Almeida Rinaldi Carvalho, no Jardim Tulipas, os alunos também cuidam de uma colmeia de abelhas Jataí, responsáveis pela produção de mel e própolis.
“O Inova na Horta também estimula os meninos e meninas de Jundiaí os cuidados com a terra e conceitos de sustentabilidade e meio ambiente, bem como contribui para uma alimentação saudável. São as crianças que chegam em casa e levam esses conceitos para os pais, ajudando inclusive no combate à obesidade infantil”, detalha Luiz Fernando.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
-
19/11/2024
Programação do Dia da Consciência Negra segue ao longo da semana do Centro das Artes
-
19/11/2024
Jundiaí participa de encontro sobre avanços e perspectivas com integrantes da Rede Urban95
-
19/11/2024
Cultura avança em projeto de digitalização de documentos de Jundiaí no acervo da Unicamp
-
18/11/2024
3ª edição do Festival de Música chega ao fim com premiações e menções honrosas
Baixe as fotos desta notícia na resolução original