PDL: diagnóstico do Sebrae aponta melhora de 102% no ambiente empreendedor de Jundiaí
Publicada em 09/06/2023 às 11:25As metas e objetivos traçados pela Prefeitura de Jundiaí, Sebrae e Governança (setor que inclui diferentes instituições que representam a indústria, comércio e serviços) tiveram uma significativa evolução em 2022. Os dados foram apresentados durante reunião híbrida (parte presencial e parte remota) realizada na quarta-feira (7), no Paço Municipal, com representantes do poder Executivo, Sebrae e iniciativa privada. O crescimento no chamado “segundo ciclo” foi de 30,7%, em comparação à fase inicial.
Iniciado no município em 2021, o plano tem como objetivo auxiliar no desenvolvimento econômico da cidade, gerar postos de trabalho e elevar a competitividade entre micro e pequenas empresas da cidade. O PDL faz parte das iniciativas do programa Jundiaí Empreendedora.
Dentro do diagnóstico apresentado pelo Sebrae, tópicos como “Capital Humano e Empreendedor” e “Parcerias e Soluções” tiveram índices de efetividade de 100% e 95%, respectivamente. No caso do ambiente empreendedor, a melhora foi quantificada em 102%. “Os resultados positivos demonstram o engajamento daqueles que participam do PDL, mas também reforça a importância da participação da população. São números significativos, que queremos ver crescer ainda mais no terceiro ciclo”, comentou Cristiano Lopes, gestor de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia e responsável por conduzir a reunião.
Cristiano lembrou, ainda, que ações como a FENS (Feira do Empreendedor, Negócios e Serviços), o Espaço Jundiaí Empreendedora (Maxi Shopping) e a Feira das Profissões e da Tecnologia, que acontece em setembro, fortalecem e estimulam o empreendedorismo no município. “Isso demonstra o sentimento apurado que as pessoas têm em relação ao empreendedorismo. Estamos trabalhando forte em três eixos – formação profissional, inovação e empreendedorismo local – que são as prioridades indicadas pelo prefeito Luiz Fernando Machado para o município no que diz respeito ao desenvolvimento econômico e social da cidade. Este diagnóstico evidencia que estamos no caminho certo”.
Ambiente econômico
“O programa Jundiaí Empreendedora é uma política de Estado e já é um remédio para problemas que nos foram apresentados. O PDL permite ao município uma atuação focada nos diversos segmentos da economia, preservando empresas e empregos, além de criar estímulos de médio e longo prazos no ambiente econômico. Vamos avançar ao lado de parceiros importantes para estimular ainda mais o ambiente econômico de negócios e o empreendedorismo na cidade”, afirmou José Antonio Parimoschi, gestor de Governo e Finanças.
Marcelo Paranzini, gerente regional do Sebrae, lembrou que só em 2022 foram investidos R$ 1,8 milhão nas ações do PDL custeadas pelo Sebrae e Centro Paula Souza. “Tivemos uma evolução muito boa e significativa de um ciclo para outro. Já iniciamos e terceiro ciclo e vamos intensificar as ações para que tenhamos mais resultados positivos”.
Participaram da reunião, também, o gestor de Agronegócio, Abastecimento e Turismo, Eduardo Alvarez; o diretor da Fatec (Faculdade de Tecnologia) Deputado Ary Fossen, Francesco Bordignon; a diretoria de Parcerias Estratégicas da Unidade de Gestão de Governo e Finanças, Daniele Ruiz; a diretora de Gestão, Planejamento e Finanças da UGDECT, Bruna Lazarini; o diretor de Fomento à Indústria da UGDECT, Gilson Pichioli; e a analista de Negócios do Sebrae, Eloísa Xavier Couto.
Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafo PMJ
-
13/11/2024
Ação de empregabilidade reúne grandes empresas com oportunidades de emprego
-
11/11/2024
Emprego: mais de 5 mil vagas no portal Jundiaí Empreendedora
-
06/11/2024
Iniciativa da Prefeitura visa empregar pessoas em situação de vulnerabilidade
-
04/11/2024
Portal Jundiaí Empreendedora é destaque com mais de 5 mil vagas de emprego
Baixe as fotos desta notícia na resolução original