Comunicação não violenta e linguagem acessível são temas de formação para a Assistência Social

Publicada em 05/07/2023 às 08:00

A Unidade de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS) promoveu, na última semana, formação para servidores da Unidade e também dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) sobre comunicação não violenta e linguagem acessível. A formação foi realizada pela Allma Hub, parceira da rede Urban95 e especializada no trabalho de fortalecimento em gestão pública. As palestras foram conduzidas por Juliana Portas e Ana Paula Marques.

“Essa capacitação faz parte de uma reorganização do serviço de Assistência Social em Jundiaí com reforço na oferta de serviços. Garantir uma comunicação mais assertiva é uma das formas de ampliar a eficácia das políticas públicas”, afirmou a gestora da Unidade de Assistência e Desenvolvimento Social, Maria Brant.

No treinamento, os servidores puderam conhecer os conceitos de linguagem acessível e acolhedora que basearam a nova comunicação visual dos equipamentos de Assistência Social e que hoje está em fase de implementação.

Formação sobre linguagem acessível foi realizada para servidores da Assistência Social

A comunicação não violenta foi um outro conceito abordado e que, através de dinâmicas práticas propostas por Juliana Portas, foi possível visualizar em outras perspectivas as situações desafiadoras do dia a dia dos funcionários da rede municipal socioassistencial. “A palavra transforma. Então é fundamental que o servidor possa se colocar no lugar do usuário do sistema, para entender o que ele vive. E essa comunicação é fundamental”, lembrou uma das palestrantes, Ana Paula Marques, da Allma Hub.

Servidor há 12 anos na área da Assistência Social, Valdemar Donizeti de Sousa, que trabalha no CRAS Leste, reforça a importância do respeito à memória e a história de cada um no contato com a população. “Trazer a história e a memória, tanto dos servidores quanto da população, é fundamental. A memória tem cheiro, registros e multiplicidade de vozes. Então esse vínculo e a comunicação são fundamentais para uma melhor política pública”, disse.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/07/05/comunicacao-nao-violenta-e-linguagem-acessivel-sao-temas-de-formacao-para-a-assistencia-social/

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