Criança é o tema do Festival Temático no Espaço Expressa em parceria com Festival de Música
Publicada em 26/07/2023 às 10:39A Unidade de Gestão de Cultura (UGC) promove neste final de semana (sábado e domingo), das 10h às 22h, no Espaço Expressa (antigo Complexo Fepasa), o Festival Temático, o primeiro festival do ano, tendo como tema central a “Criança”, com entrada gratuita para o público. No local, ainda acontece o do 2º Festival de Música de Jundiaí, uma realização da Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Cultura.
Neste primeiro festival de 2023, o tema Criança também está alinhado às iniciativas do programa municipal Cidade das Crianças. Ainda neste segundo semestre estão previstas edições mensais da promoção, sempre buscando reunir público de diferentes idades e segmentos.
“O Expressa une, num ponto central da cidade, espaço para convivência, história, cultura e natureza para toda a família. As atrações como a apresentação dos Barbatuques garante cultura para todos. Neste final de semana, ainda temos o 2º Festival de Música, com a classificação iniciada na sexta-feira (28), às 19h”, comenta o gestor da UGC, Marcelo Peroni.
Programação
Parque de Pneus
Parque composto por brinquedos feitos de materiais sustentáveis e que permitem o desenvolvimento da autonomia de ação desde pequenos até adultos, de forma segura, instintiva e criativa.
Data: 29 e 30 – Sábado e domingo
Horário:  12h às 18h
Monitoras: Nathalia Maffort, Giuliana Foti e Tatiana Weberman

Kombi dos Sonhos
É uma kombi lúdica que deixa a imaginação fluir e estimula todos os sentidos por meio de suas 8 estações com atividades motoras e sensoriais, pintura, música, leitura e circo. Tornando o aprendizado mais ativo e explorador, favorecendo os vínculos sociais e inspirando momentos de concentração, com benefícios diretos à saúde. A Kombi dos Sonhos também desperta o consumo crítico e consciente, estimula a atividade física e contribui para inserção da criança na natureza e com isso ativa o espírito de conservação e a vontade de ocupação de espaços públicos.
Data: 29 e 30 – Sábado e domingo
Horário: das 14h às 20h
Monitoras: Nathalia Maffort, Giuliana Foti e Tatiana Weberman
Oficina de Gravetos
Vamos andar pelos espaços buscando elementos que possam compor nossas criações com gravetos. As crianças e famílias terão à sua disposição diferentes linhas, fios e barbantes que quando se juntam a gravetos e tem por perto a imaginação das crianças o que surge é fantástico.
Data: 29 e 30 – Sábado e domingo
Horário: das 13h40 e 16h40
Educadoras: Ana Carol Thomé e Maura Albergaria
Passeios pela Natureza
Este passeio é um convite à experiência para crianças e suas famílias. Uma oportunidade para estar em uma área natural e brincar com a natureza.
Educadoras conduzem as famílias por um percurso, enquanto sugerem brincadeiras que proporcionam um contato direto e sensível com a natureza que pulsa no caminho. Dentre as propostas estão brincadeiras para conhecer o grupo, o espaço, despertar os sentidos, conhecer a si mesmo e investigar o mundo.
Data: 29 e 30 – Sábado e domingo
Horário: das 13h às 16h
Educadoras: Ana Carol Thomé e Maura Albergaria
Guardiões do Patrimônio
Guardiões do Patrimônio é um programa de educação patrimonial desenvolvido pela Plataforma de Educação e Cultura da Prefeitura, em que as crianças recebem um passaporte cultural a fim de estimular a visitação de pontos históricos e culturais de Jundiaí. O roteiro inicia-se pelo Espaço Expressa, onde as crianças visitarão os quatro primeiros pontos do passaporte, acompanhados da “Senhora Temporária”, personagem interpretada por atriz profissional e que traz em seu figurino elementos indicativos tanto da realidade social do fim do século 19 e início do 20, tempos áureos da ferrovia no Município e no País.
Data: 29 – Sábado
Horário: das 11h às 12h e das 14h às 15h
Monitora: Carol Reto
“Barbatuquices” com grupo musical Barbatuques
Barbatuquices é uma “aula-show” onde o público interage e aprende com os integrantes do grupo Barbatuques, vivenciando brincadeiras musicais e descobrindo seu corpo sonoro por uma deliciosa e lúdica imersão na riqueza do nosso repertório popular e das músicas do próprio grupo.
Data: 29 – Sábado
Horário: 11h
Classificação: livre para todos os públicos
Músicos: André Hosoi, André Venegas, Charles Raszl, Giba Alves, Helô Ribeiro, João Simão, Luciana Cestari, Lu Horta, Mairah Rocha, Marcelo Pretto, Maurício Maas, Renato Epstein, Taís Balieiro.
Direção musical do núcleo: Fernando Barba
Direção artística e concepção: Núcleo Barbatuques

Show Em Cantos Populares
4Banda – Show Em Cantos Populares – Show musical Infantil – A “4 Banda” é uma experiência musical interativa. Com 4 músicos pra lá de animados, a banda passeia pelos clássicos infantis numa mescla de estilos – do rock ao samba, e do rap à MPB. Com adaptações cativantes e performances animadas, as apresentações contam com diversas brincadeiras e interações que tornam toda a experiência ainda mais divertida.
Data: 29 – Sábado
Horário: 15h
Classificação: livre para todos os públicos
Soul Balanço
Soul Balanço – “Formado por Gui klinke ( Violão e vocal), Paulinho Colombera ( Bateria) e Rodrigo Foca ( Baixo), o Trio Soul Balanço completa 01 ano de existência. “…Nossa usina é a Música Brasileira…” . No repertório, MPB, reggae, soul music nacional, além de Pagode 90 e forró em versões exclusivas criadas pelo grupo. O trio prioriza a musicalidade brasileira, em relação a ritmos e influencias com muito alto astral, buscando uma nova vertente “brazuca”.
Data: 29 – Sábado
Horário: 17h
Classificação: livre para todos os públicos
Banda Ioio
Banda Ioio – O show tem como objetivo principal levar muita música , novos arranjos , dança e diversão para o público infantil, com repertório dos clássicos infantil como “Dona Aranha” até as mais atuais.
Ninguém fica parado!!
Data: 30 – Domingo
Horário: 15h
Classificação: livre para todos os públicos
O Espaço Expressa fica na avenida União dos Ferroviários, 1760. Além de entrada franca, o espaço também conta com estacionamento gratuito.
Os festivais temáticos vão ao encontro do novo plano de ocupação do Espaço, aprovado no Plano Diretor de uso, e que levam em conta sua nova ocupação, enquanto centro cultural.
Também com base em estudos, seu uso é definido pela ocupação em cinco temas, definidos pelas iniciais com letra “C”, que são: Cidade e Cidadania, Comida, Criança e, obviamente, Cultura, todos eles reunidos no eixo Convivência.
Exposição de xadrez para crianças
Exposição com monitoria sobre as regras de xadrez para crianças.
Data: 30/07/2023 – Domingo
Horário: 11h
Local: Espaço Expressa – Av. União dos Ferroviários, 1760
Classificação: livre para todos os públicos
Assessoria de Imprensa
Fotos: divulgação
- 
				 29/10/2025 
				
					 Espetáculo gratuito na Sala Glória Rocha traz programa triplo de coreografias da Cia. Jovem de Dança Espetáculo gratuito na Sala Glória Rocha traz programa triplo de coreografias da Cia. Jovem de Dança
- 
				 29/10/2025 
				
					 Animação dos estudantes marca as apresentações interativas da Orquestra Municipal em escolas Animação dos estudantes marca as apresentações interativas da Orquestra Municipal em escolas
- 
				 28/10/2025 
				
					 Espaço Expressa contará com exibições gratuitas do 20º Festival de Cinema Italiano no Brasil Espaço Expressa contará com exibições gratuitas do 20º Festival de Cinema Italiano no Brasil
- 
				 27/10/2025 
				
					 Festa da Uva e Expo Vinhos: tradicional festa dos jundiaienses já tem as datas para 2026 no Parque da Uva Festa da Uva e Expo Vinhos: tradicional festa dos jundiaienses já tem as datas para 2026 no Parque da Uva
Baixe as fotos desta notícia na resolução original
