Crianças e famílias do Jardim Novo Horizonte ganham Parque Naturalizado
Publicada em 25/03/2024 às 17:39As crianças e famílias da região do Jardim Novo Horizonte ganharam, na manhã desta segunda-feira (25), o Parque Naturalizado Dorival Raymundo Risso. Inaugurado pela Prefeitura em antiga área verde do bairro com cerca de 1,8 mil metros quadrados, o novo espaço conta com os brinquedos e mobiliários de descanso em madeira alinhados ao conceito naturalizado, pista de caminhada, quiosques, paraciclos, jardim de chuva e canteiros lúdico.
A revitalização completa do parque recebeu mais de R$354 mil, em investimentos da Prefeitura e da Fundação van Leer, da qual o Município é parceiro, por meio da Rede Urban95. O aporte foi destinado desde a coleta de dados, engajamento comunitário e escuta das crianças – vinculada à construção do Plano de Bairro local -, até a compra de materiais e execução das obras, tanto das equipes municipais, quanto do Ateliê Navio, escritório parceiro da Rede e que já atuou no Município, por exemplo, na Fábrica das Infâncias Japy.
“A implementação do novo Parque está alinhada ao eixo ‘Promover a Participação’ do programa Cidade das Crianças pois é o resultado da escuta dos desejos das crianças. Sem contar que incentiva a convivência das famílias no espaço público, o desenvolvimento motor e sensorial das crianças, o brincar livre, o contato com a natureza e a conexão intergeracional da sociedade”, comentou o prefeito Luiz Fernando Machado.
A representante da Fundação Van Leer no Brasil, Claudia Vidigal, elogiou o resultado. “Este novo parque é a sinalização do comprometimento, exemplo e liderança de Jundiaí na rede pelo olhar para as áreas vulneráveis, para o envolvimento com a comunidade e a criação de espaços de estímulo ao brincar livre e ao ‘desemparedamento’.”
Além dos moradores da região e autoridades, a inauguração do novo parque contou com as participações especiais das crianças matriculadas nas unidades escolares do entorno – Professora Maria Aparecida Silva Congílio, Professora Fátima Aparecida Damásio dos Santos Pandolpho e Professora Beatriz Blattner Pupo -, além das crianças atendidas pelo Núcleo de Apoio à Aprendizagem (NAA), no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Oeste e do programa Criança Feliz, que participaram do processo de escuta da implementação do novo espaço.
A Brenda Gomes, de dez anos, é estudante do 5º ano da Emeb Beatriz e participou da oficina de pintura das placas com a identidade da campanha Pé de Infância. “Quis deixar registrado que ‘Respeito ao próximo é importante’, para que as pessoas não pensem apenas em si mesmas e porque vir brincar aqui e preservar o espaço é um sinal de respeito.”
A moradora do bairro Emily Leite já aproveitou para brincar com a filha Ana Maria, de oito meses, e que recebe as visitas do programa Criança Feliz. “Quis prestigiar o novo espaço, que pretendo frequentar bastante. Ter um parque na porta de casa será bom pra tomar um ar, sair do contato só com as telas e tecnologias para poder ter contato com a natureza.”
O Parque
Com a implementação do novo Parque, Jundiaí caminha para o estabelecimento no Jardim Novo Horizonte de mais uma Área da Infância, espaço qualificado como o entorno da Fábrica das Infâncias Japy, na vila Arens. A iniciativa contempla o livre contato com a natureza, segurança viária, incentivo à presença de pedestres e ciclistas, além da presença de equipamentos públicos municipais de referência, como, neste caso, o NAA, o Cras e as escolas do entorno.
Além dos brinquedos de madeira instalados, como a aldeota (espécie de playground suspenso), esguicho d’água, parede de escalada, circuito de troncos e caixas de areia, o novo parque conta ainda com uma pirâmide de bambu e estruturas inclusivas, como o paisagismo lúdico voltado às crianças, jovens e adultos com diagnóstico do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), e sinalizações na Língua Brasileira de Sinais (Libras) e no sistema Braille. A identidade visual do espaço contém os elementos da campanha Pé de Infância.
O novo Parque Naturalizado fica na avenida Professora Danielle Lourençon, 351, ao lado do NAA do bairro, e ficará aberto ao público com o seguinte horário: de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h, e aos sábados e domingos, das 8h às 17h.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
-
23/11/2024
Jundiaí celebra a literatura e premia 20 escritores em concurso
-
23/11/2024
Alunos da Flórida Mestag tornam-se cientistas durante mostra e feira de Ciências
-
22/11/2024
Fábrica Japy recebe espetáculo “Robin Hood” da Cia. de Teatro neste sábado (23)
-
22/11/2024
Candidatas à Corte da Uva 2025 iniciam ensaios para a eleição de rainha e princesas
Baixe as fotos desta notícia na resolução original