Estudantes da EJA têm semana temática sobre mundo do trabalho e cuidados com a saúde
Publicada em 24/06/2024 às 17:50A Unidade de Gestão de Educação (UGE) deu início, na manhã desta segunda-feira (24), à 3ª edição da Semana de Imersão no Mundo do trabalho e cuidados com a Saúde Física e Mental. Destinada aos estudantes do Centro Municipal de Educação de Jovens e Adultos (CMEJA) Professor Dr. André Franco Montoro, a programação de palestras e rodas de conversa com nutricionistas e psicólogas, atividades com educadores físicos e atrações culturais teve início no auditório Elis Regina, do Complexo Argos, e segue ao longo da semana.
A abertura da programação ficou por conta de rodas de conversa com ex-estudantes do CMEJA de Jundiaí e que compartilharam, em encontros com as turmas dos três turnos de aulas, suas memórias com a unidade escolar e compartilharam suas histórias de vida e de superação.
Para a turma da manhã, as convidadas especiais foram Maria Delfina Bezerra Rodrigues, que atualmente é encarregada de equipe no Centro de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (Geresol), e a assistente social Magali Souza, que integra a equipe de atendimento psicossocial da UGE e atua no CMEJA.
Maria Delfina frisou a importância da persistência em se acreditar nos sonhos. “Eu trabalhava na varrição e meu chefe viu meu potencial. Ele quis me transferir para o Geresol, mas antes eu precisava aprender a ler e escrever. O que a pobreza na Bahia tirou de mim, que foi o acesso à Educação na Infância, foi dado de volta pelo CMEJA, pelas mãos e paciência dos professores que pegaram na minha mão para que eu aprendesse a escrever as letras. A oportunidade veio até mim e eu entendi que não era tarde para correr atrás. Assim como esta Maria, todas as outras Marias e Josés também podem!”, comentou, emocionada.
Já Magali compartilha sua memória de quando voltou à escola, contratada, para atuar enquanto profissional. “Eu me lembro de estar com os olhos brilhando, quase a ponto de chorar, pois tinha chegado a minha vez de prestar de volta um serviço à sociedade. Eu fui uma criança em situação de vulnerabilidade, num período em que não havia tantas ferramentas socioassistenciais como hoje. Então, não fiz o Ensino Médio em tempo regular. Mas sempre entendi a importância da Educação enquanto ferramenta de transformação.”
Logo na primeira fileira, a estudante Joelma Gonçalves externou a sua alegria. “Sinto-me feliz em conhecer as histórias de vida inspiradoras dessas duas mulheres. Era isso que eu buscava quando me matriculei aqui: aprender, adquirir mais informações, trocar conhecimento e evoluir”, compartilhou a estudante de 39 anos, acompanhada da intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras) Euclésia Ferreira.
A gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques, reforçou a importância da iniciativa. “Por meio do programa Escola Inovadora e do Currículo Jundiaiense, as vivências propostas pela rede municipal de ensino estão vinculadas a aprendizagens que dialogam com a realidade em que os estudantes estão inseridos. E isso, na EJA, vai ao encontro das propostas desta semana temática, em que, por meio do contato com profissionais das áreas e antigos estudantes da unidade escolar, são abordados os temas da profissionalização e dos autocuidados como ferramentas relevantes às aprendizagens.”
Mais CMEJA
Fundado pela Prefeitura em 1996, o CMEJA possui, atualmente, cerca de 1500 estudantes dos cursos de Ensinos Fundamental e Médio. Além da unidade do Complexo Argos (acesso pela avenida Dr. Cavalcanti, 396 ou pela rua José do Patrocínio, 200), o serviço também é oferecido em dois núcleos descentralizados: na Pracinha da Cultura do Vista Alegre (rua Cabo Edvaldo Quirino Santana, s/n) e na Emeb Ivo de Bona (rua Francisco Roveri, 505 – Almerinda Chaves). As inscrições para os interessados podem ser feitas ao longo do ano. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 4587-3518 e 4526-6230.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
-
19/11/2024
Jundiaí participa de encontro sobre avanços e perspectivas com integrantes da Rede Urban95
-
13/11/2024
Programas municipais inspiram a visita de comitiva de Bauru
-
12/11/2024
Veja o que abre e fecha nos feriados da Proclamação da República e da Consciência Negra
-
08/11/2024
Inscrições gratuitas para o Centro de Línguas começam na segunda (11)
Baixe as fotos desta notícia na resolução original