Festa da Uva: entenda como fica a organização do maior evento da cidade 

Publicada em 01/12/2024 às 08:00

A 40ª Festa da Uva de Jundiaí, prevista para o período de 23 de janeiro a 16 de fevereiro de 2025, já está com a sua estrutura de grande porte definida, contratada e com a montagem em andamento. Todas essas providências já foram tomadas pelo atual governo. O evento está estruturado para atender ao mesmo público do ano passado – cerca de 240 mil pessoas – com cinco palcos, mais de 800 atrações, área de lazer, alimentação, exposição de frutas e programação cultural.

Ao novo governo, caberá a realização do próprio evento, as contratações das estruturas adicionais, programação cultural e das demais atividades – isso porque estas sempre são feitas no ano de realização do evento e de acordo com a definição do formato escolhido pelos seus realizadores – Prefeitura de Jundiaí em parceria com a Associação Agrícola.

Assim como acontece em todas as edições, desde 2017, a Festa da Uva, maior evento da cidade, conta com aporte de recursos tanto do ano anterior quanto do ano vigente à sua realização, de modo a atender os princípios da Lei de Responsabilidade Fiscal. 

Festa da Uva de Jundiaí reuniu, em 2024, mais de 240 mil pessoas ao longo de quatro finais de semana

“Esse cronograma de organização da Festa é igual ao dos últimos anos, sem qualquer mudança. Parte feito no mês que antecede o evento, outra parte no mês de concretização”, explica o gestor da Unidade de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT) Eduardo Alvarez. “Existe uma previsão de quanto será o custo, contudo, essa estimativa é feita com base nas tomadas de preços do ano anterior, e sendo as contrações efetivadas no próximo ano, ocorrem revisão nos valores pela inflação. Sempre é necessário ajuste no orçamento para custear um evento desta magnitude”, ressalta.

Ainda de acordo com Alvarez, que está à frente da Festa da Uva desde o primeiro ano do governo Luiz Fernando Machado, em 2017, quando apesar dos recursos escassos houve a opção por realizar o evento dada à sua importância, é primordial que a o tema siga na pauta de transição com a evidência da matriz de responsabilidades. “O cenário hoje é completamente diferente. A Festa está organizada. Estamos seguindo os mesmos passos dos anos anteriores, com todas as contratações possíveis sendo feitas neste ano e as projeções entregues para o grupo de transição do novo governo, que terá a incumbência de conduzir o evento, bem como definir o seu formato em termos de quantitativo de atividades, de expositores e campanha publicitária, por exemplo”, explica.

A última edição da Festa da Uva, em 2024, apresentou resultados expressivos: foram 242 mil visitantes de 495 cidades, 26 estados e 24 países, 128 toneladas de frutas comercializadas, além de 900 artistas locais contratados para as apresentações. “A Festa da Uva não é um evento de uma gestão ou outra. É da cidade, da população de Jundiaí”, afirma Alvarez.

Organização do evento é realizada de maneira integrada, com ações que cabem às gestões atual e futura

Associação Agrícola e parceiros

A parceria com a Associação Agrícola de Jundiaí viabiliza a exposição das melhores uvas e as vendas dos agricultores diretamente à população. A Associação, em anos anteriores, formalizou parceria a partir do Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC), com repasse para contratações de serviços necessários para a realização do evento. Neste ano, a Prefeitura de Jundiaí aguarda a entrega do Plano de Trabalho por parte da instituição para a formalização da iniciativa, e, consequente, repasse para o custeio de parte do evento.

Outra iniciativa em andamento pela atual gestão é a formalização de parcerias com o setor privado. De maneira integrada e multiplataforma, as Unidades de Gestão de Governo e Finanças (UGGF), a partir da Rede Jundiaí de Cooperação, e de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (UGDECT) e Cultura (UGC) atuam em busca de parceiros interessados em investir na Festa da Uva, a partir do uso do espaço para publicidade (Lei 8.901), ou com a novidade da edição, a Lei Rouanet, em que é possível destinar o pagamento de Imposto de Renda devido pela empresa ou sociedade, para investimento no evento, reconhecido como ação de fomento à cultura, história e economia da cidade.

“De modo a alcançar esses objetivos foram criadas outras possibilidades que não tínhamos antes. Por isso faremos a reunião com empresários, nesta busca de apoio”, antecipa o gestor de Cultura, Marcelo Peroni.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2024/12/01/festa-da-uva-entenda-como-fica-a-organizacao-do-maior-evento-da-cidade/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original