Balanço: Jundiaí investe em educação para o trânsito

Publicada em 23/12/2024 às 08:01

A Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT), ao longo dos últimos anos, promoveu várias ações de educação para o trânsito, com intuito de educar e conscientizar para um trânsito mais seguro na cidade. As iniciativas, voltadas não somente para os motoristas, motociclistas e pedestres, mas também para as crianças, foram realizadas permanentemente, tanto em escolas como em vias ou espaços públicos.

O Maio Amarelo foi um dos eventos, com o tema de 2024 “Paz no Trânsito Começa Por Você”, a ação visou conscientizar as pessoas sobre a relevância de seguir as normas e orientações para a educação de um trânsito mais seguro. O objetivo do Movimento Maio Amarelo é despertar a atenção da população para a alta taxa de mortes e feridos no trânsito global, abordando o tema da segurança viária e mobilizando toda a comunidade. 

“As mortes no Brasil, relacionadas a sinistros de trânsito, ainda computam dados preocupantes e a nossa intenção é que, com essas ações, consigamos zerar essas estatísticas, com um trabalho intenso de todos os nossos departamentos e parceiros. Por isso, a educação para o trânsito dirigido às crianças é fundamental, pois elas serão os motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres do futuro”, explica o Gestor de Mobilidade e Transporte, Aloysio Queiroz.

Foram 13 ações, entre palestras em escolas e companhias, blitzes e ações educativas em shoppings e vias municipais e visitas ao Jardim da Mobilidade, que impactaram mais de 19 mil pessoas. Pinturas e sinalizações viárias também fortaleceram o investimento feito pela UGMT. Tudo contribuiu para Jundiaí receber de forma consecutiva pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), nos anos de 2022/2023, o prêmio nacional “Cidade Laço Amarelo” campanha que visa educar e reduzir sinistros relacionados a acidentes de trânsito.

“Ações como esta têm objetivo em formar adultos mais conscientes e solidários, pois a atitude individual vai interferir no coletivo. E a prevenção de acidentes é indispensável para termos um mundo mais tranquilo e de paz”, explica o Diretor de Trânsito, Esdras Cintra Junior.

Conscientização e empatia

Em sua 3ª edição, a Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT) e em conjunto com outras unidades de gestão da prefeitura promoveram o “Sentindo na Pele” um projeto que visa conscientizar a sociedade quanto às dificuldades que pessoas com deficiência, mobilidade reduzida, idosos e ciclistas passam diariamente em sua locomoção. Dentre as atividades previstas, a população pôde “vivenciar situações reais” como um simulador (de locomoção de Idosos); simulação de deficiente visual (com uso de máscaras); simulação com deficiência física (cadeiras de rodas/andadores/bengalas e muletas).

“O intuito da ação é fazer com que pessoas sem restrições de mobilidade ‘sintam na pele’ como é dificultoso para uma pessoa com deficiência física ou visual subir e descer de um ônibus, por exemplo. Criamos situações reais para que as pessoas vivenciem isso e assim possam ter mais empatia pelo próximo”, fala o Diretor de Transporte Público, Leslie Tealdi.

Jardim da Mobilidade

Entregue em dezembro de 2023, anexo ao Mundo das Crianças, o Jardim da Mobilidade, espaço lúdico e educativo, que contempla de forma pedagógica e inclusiva a mobilidade para as crianças. Com investimento total de R$ 1,260 milhão, o Jardim da Mobilidade conta com área total de 3.675m², área gramada de 1,2 mil m², 250 metros de vias (espaço para os pequenos motoristas), 312 metros de comprimento de ciclofaixa e ciclovia, 372 metros de passeio e 851m² de asfalto.

“O Jardim da Mobilidade é um projeto educacional para criar, desde a infância, uma cultura de paz no trânsito. As crianças são multiplicadoras desse aprendizado. Elas acabam levando essas informações para os seus pais e responsáveis, e se tornam fiscais quando estão com eles no trânsito”, avalia o prefeito Luiz Fernando Machado.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Arquivo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2024/12/23/balanco-jundiai-investe-em-educacao-para-o-transito/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original